Frente fria causa temporais no Oeste de Santa Catarina

Reprodução/Mônia Cris/Rádio Efapi

A presença de grandes nuvens de chuva chamaram a atenção em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (16). A comunicadora Mônia Cris, da Rádio Efapi, flagrou o fenômeno natural. Temporais isolados e granizo também foram registrados.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento e alagamentos pontuais. De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, destaca que até o momento não há registro de alagamentos ou destelhamentos na região

Alguns bairros do município chegaram a ficar sem luz. Segundo informações da Celesc, 871 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em Chapecó. No município também foi registrado a queda de um muro de um prédio em construção sobre uma casa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de vítimas.

Frente fria

O meteorologista Piter Scheuer explicou que áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria trouxeram condições de temporal em decorrência do calor e da umidade. A condição resultou em chuva, granizo, trovoadas e rajadas de vento com ventos entre 70 a 80 km.

Alerta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento e alagamentos pontuais para os municípios: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Erval Velho, Faxinal dos Guedes, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Lindóia do Sul, Ouro, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara, Xanxerê, Xavantina, Xaxim e Zortéa nas próximas 2 horas.

Defesa Civil emitiu alerta de risco de temporais na região Oeste e Meio-Oeste. – Foto: Reprodução/Defesa Civil

Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.