Pais passam a madrugada na fila para garantir vagas em escola do Bairro Efapi

Foto: Simone Casagrande/Rádio Efapi

Iniciaram nesta quinta-feira (12) as transferências internas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O calendário foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação ainda no início do mês. Porém, a cena se repete todos os anos com pais ou responsáveis aguardando em filas para garantir a vaga do filho em determinada unidade escolar.

A cena com aglomeração de pais, que inclusive passaram a madrugada no local, foi flagrada na EBM Diogo Alves Da Silva, situada no Loteamento Colatto, no bairro Efapi. Alguns pais precisaram revisar o lugar na fila com outros familiares. Além disso, crianças acompanharam os pais durante a madrugada por não ter onde deixá-las.

Roni Meier é um dos casos. Ele é pai de duas crianças e chegou na unidade escolar à 1h. Mas teve que retornar para casa e buscar os filhos, uma vez que a esposa precisava ir trabalhar em uma agroindústria.

“Eu vim fazer a matrícula do meu filho para o primeiro ano. Eu saí do meu trabalho e cheguei aqui à 1h, mas às 4h minha esposa trouxe meus filhos aqui porque ela precisou ir trabalhar. São disponibilizadas tantas vagas e tem mais alunos do que vagas, por isso temos que chegar aqui cedo”, explica pai que também trabalha em uma agroindústria de Chapecó.

Em contato com a Prefeitura de Chapecó, o ND+ foi informado que o cronograma para período de rematrículas e matrículas foi divulgado amplamente com antecedência. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a fila gerada na EBM Diogo Alves Da Silva de pais é para escolha do turno escolar. Veja a nota a baixo.

“Estamos no período das transferências internas na Rede Municipal de Ensino, hoje e amanhã, 12 e 13/11. A informação foi amplamente divulgada em toda rede municipal e também nos meios de comunicação. Eventuais filas decorrem da opção dos pais que querem garantir mais a escolha do turno do que propriamente a vaga na série em que o filho (a) está inserido. A Secretaria de Educação reforça que todas as unidades de Educação do Município estão seguindo as normas sanitárias expedidas pelas autoridades sanitárias, orientando no uso de máscaras, higienização com álcool gel e distanciamento social”.

Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.