Coluna Licério Oliveira: Duas pesquisas, resultados diferentes em Chapecó

Essa era a expectativa. Como estariam as candidaturas nesse começo de curto período de campanha? A primeira do ClicRDC traz a candidatura do PSD na frente e com forte rejeição: 27% de intenção de voto contra 41% o seria um senário bem adverso. Mas a do Diário do Iguaçu aponta outra condição: 34,8% de intenção de voto com rejeição de 27,1%. Qual é a realidade, afinal?

Como já coordenei diferentes pesquisas de Opinião, inclusive de intenção de voto, sei que há algo muito diferente nos dois resultados. Ou as metodologias são bem adversas ou os enfoques são outros. Ou seja, 27% para 34,8% de intenção de voto, fica além da margem de erro, assim como a rejeição de 41% para 27,1%.

Em segundo lugar há uma inversão entre a candidatura do MDB, com a do PSB. Na primeira o resultado é de 17% contra 14%; enquanto na segunda o resultado inverte as colocações 15,6% para 19%. Ou seja, novamente aqui tem algo que gera uma interrogação. Ou a candidatura do MDB está regredindo e do PSB subindo, ou as metodologias e cenários buscados são intencionais.

De qualquer forma, sabemos que ambos querem se firmar em crescimento no segundo lugar para chamar atenção dos eleitores diante da disputa com o primeiro colocado. E quem sabe, na reta final virar o foco de que não deseja a eleição da candidatura do PSD.

Por outro lado, se ficarem muito próximos e disputando par e passos a segunda colocação, podem empurrar o voto útil, facilitando a eleição de quem está na frente.
Uma pesquisa de um terceiro instituto ou as próximas dos mesmo que já divulgaram, podem apontar uma tendência comparativa. É esperar prá ver.