Alan Ruschel testa positivo para Covid-19 e desfalca a Chapecoense

Alan Ruschel está assintomático — Foto: Márcio Cunha/ACF

Capitão da Chapecoense, Alan Ruschel testou positivo para Covid-19 e será desfalque nas próximas rodadas da Série B do Brasileiro. O exame antes da partida contra o Figueirense nesta sexta-feira, às 16h, em Florianópolis, apontou presença do novo coronavírus ativo no organismo do atleta.

Alan Ruschel, um dos três jogadores da Chape sobreviventes do acidente aéreo em 2016, na Colômbia, está assintomático e em isolamento social. Ele vai permanecer em quarentena e sendo monitorado pelo departamento médico do clube até um novo exame detectar a presença de anticorpos. Quando isso ocorrer, o lateral será liberado para jogar.

A Chape divulgou as lesões de Bruno Silva e Ronei, mas não informou sobre a ausência do capitão. A delegação saiu de Chapecó no início da tarde de quarta-feira rumo a Floranópolis, já com a baixa por conta da doença. A lista de relacionados, que normalmente é divulgada nos dias de viagem, foi disponibilizada apenas nesta quinta-feira e, claro, sem a presença de Alan Ruschel.

Entre maio e julho a Chape teve um surto da doença, com 26 contaminados. Depois, a quantidade de positivos diminuiu. Alguns casos foram identificados, mas contidos de maneira isolada, sem o contágio em massa.

Com a baixa do capitão, a tendência é que Busanello seja o titular na sexta-feira, contra o Figueirense. O lateral-esquerdo era a terceira opção, atrás de Rafael Santos, mas desde o jogo contra o Náutico, onde marcou o gol de empate, “pulou a fila” na disputa por vaga.

Nos últimos três jogos, contra Paraná, Brasil de Pelotas e Botafogo-SP, Busanello era a opção no banco de reserva, e Rafael Santos sequer foi chamado. Caso se confirme, será a primeira partida dele como titular na Chapecoense – Rafael Santos iniciou entre os 11 duas vezes.

A Chapecoense é vice-líder da Série B, com 25 pontos, quatro a menos que o Cuiabá. Porém, o Verdão do Oeste tem dois jogos ainda por fazer, ou seja, caso conquiste os 100% de aproveitamento nas partidas atrasadas, contra CRB e CSA, assume a primeira colocação de maneira isolada.

Jornalismo Rádio Efapi com informações do GE.