Transporte Urbano em Chapecó permanece com restrições

Foto: Extra Comunica/Arquivo

A prestação dos serviços de transporte coletivo urbano em Chapecó permanece com restrições em função das medidas determinadas pelas autoridades do Estado e Município diante da pandemia do coronavírus. Como a maioria dos setores produtivos está em processo de normalização das atividades, conforme a concessionária Auto Viação Chapecó têm ocorrido reclamações de usuários quanto aos horários e à lotação.

Para atender à eventual variação no fluxo de passageiros, é feito monitoramento e ocorrem adaptações, em conjunto com a prefeitura municipal, dentro do possível de acordo com as medidas restritivas, entre as quais o uso de 50% da capacidade nominal de cada ônibus. Em decorrência das determinações, houve significativa redução nos números de viagens e de passageiros. 

Devido à redução dos horários, o volume de viagens nas 24 linhas servidas pela Auto Viação Chapecó passou da média de 950 em dias úteis no período de normalidade para 265 atualmente, o que representa queda de 72,11%. Da mesma forma, da média diária de 45 mil pessoas transportadas antes da pandemia do Covid-19, agora essa média chega a 6,5 mil passageiros, o que significa a redução de 85,56%.

OS HORÁRIOS

Atualmente os ônibus urbanos circulam em Chapecó – no centro da cidade, bairros e localidades próximas –, entre segunda-feira e sábado, enquanto no domingo não há transporte urbano. Já para as agroindústrias são mantidos horários especiais, via fretamento.

De segunda a sexta as viagens ocorrem entre as 6h e as 20h, na maioria das linhas, a exceção de duas delas. Para a região da Efapi, servida pela Linha Tomazelli, em função da quantidade de usuários, há ônibus até às 22h30, enquanto para o Bairro Cristo Rei, na linha que atende ao Pátio Shopping, é até às 22h15. Conforme dados da empresa, depois das 20h é significativamente reduzido o volume de passageiros. O maior volume de usuários é nos períodos tradicionais de pico, entre as 6h e as 8h, das 11h às 14h e entre 18h e 20h.

Aos sábados, com menor volume de viagens, são mantidos pela Auto Viação os horários até às 14h e depois são realizados para todos os bairros às 17h30, em função do funcionamento do comércio.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunica.