Operação Big Brother Condá prende três pessoas em Chapecó

Foto: Polícia Civil/Divulgação

As Polícias Civil e Militar de Chapecó deflagraram na manhã deste sábado (08) a operação “Big Brother Condá” com cerca de 100 policiais civis e militares para cumprir 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça e dois mandados de prisão preventiva. Três pessoas foram presas, entre elas um homem apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas da região.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Os mandados foram cumpridos em bairros de Chapecó. A ação é da Divisão de Investigação Criminal (DIC) após trabalho conjunto de dois meses com a Polícia Militar. Além dos dois homens com prisão preventiva já decretada, ainda foi presa em flagrante uma mulher por tráfico de drogas durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

A operação foi realizada com o apoio do SAER-Fron da Polícia Civil e dos cães farejadores (K9s) da Polícia Militar de Chapecó e da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Foram apreendidos cocaína, maconha e dinheiro e máquinas para o jogo do bicho.

O trabalho conjunto começou a dar resultado quando, na tarde de 02 de julho de 2020, policiais militares flagraram a entrega de uma mala de viagem com quase 30 quilos de maconha no bairro Paraíso. Na ocasião, os policiais capturaram dois homens envolvidos no crime, os quais se encontram presos.

O trabalho de investigação conjunto ainda resultou na apreensão, em 12 de julho de 2020, de um veículo GM/Ônix carregado com aproximadamente 140 quilos de maconha, em uma estrada rural nas proximidades do bairro Efapi. Na ocasião, foi preso um jovem de 18 anos, que conduzia o automóvel, bem como apreendida uma adolescente de 16 anos. A Polícia Civil então representou pela prisão preventiva do líder da organização criminosa monitorada e de seu associado identificado, o que foi deferido pelo Judiciário.

Ao longo do caso foram apreendidos cinco veículos utilizados para o tráfico de drogas, um Citröen/C3, um GM/Corsa, um GM/Ônix, um VW/Gol e um FIAT/Palio, todos os quais permanecem custodiados e provavelmente serão confiscados pela justiça ao final dos processos criminais.

Monitoramento

Participaram da ação policiais de Chapecó, Coronel Freitas, São Carlos, Palmitos, Modelo, Xanxerê e São Lourenço do Oeste.

Segundo o delegado Rodrigo Moura, o nome da operação é uma referência à forma intensa de monitoramento realizado durante o trabalho policial e à obra 1984, de George Orwell, que retrata a figura do Grande Irmāo (“Big Brother”), que tudo vê, e Condá foi uma forma de unir o termo emblemático a Chapecó.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Polícia Civil.