Estações para carregamento de carros elétricos são instaladas no Shopping Pátio Chapecó

Foto: Extra Comunicação/Divulgação

Duas estações para o carregamento de carros elétricos ou híbridos foram instaladas no Shopping Pátio Chapecó nesta semana. É uma iniciativa conjunta com a Porsche Brasil, mas pode ser aproveitada também pelos proprietários de outras marcas de veículos eletrificados compatíveis com o padrão europeu de carregamento.

Foto: Extra Comunicação/Divulgação

O espaço está localizado no estacionamento coberto do segundo piso e conta com dois carregadores elétricos Porsche. Segundo a gerente geral do shopping, Tatiana Kerkhoff, essa iniciativa está em conformidade com a tendência de expansão do uso de carros elétricos ou híbridos que se registra atualmente em todo o mundo.

A utilização do carregamento pode ser feita sem custos no horário de funcionamento do shopping, atualmente das 12h às 20h para as lojas e até às 22h para algumas operações da praça de alimentação. O carregador é equipado com cabo que utiliza o plugue “tipo 2”, o que elimina a necessidade de adaptador ou cabo adicional. Assim, tanto veículos 100% elétricos quanto híbridos plug-in de outras montadoras que possuam o plugue tipo 2 podem ser abastecidos de energia normalmente nos carregadores Porsche.

Foto: Extra Comunicação/Divulgação

COMO É FEITA

Para a recarga, o tempo varia de acordo com a capacidade da bateria e especificações técnicas de cada modelo. O motorista pode pausar o carregamento quando desejar, de acordo com a carga que julga adequada. Da mesma forma, o carregamento da bateria pode ocorrer mesmo quando não totalmente descarregada, sem consequência negativa ao veículo.

O processo é bem simples: a porta ou bocal do veículo onde o carregamento é feito precisa ser liberada e em seguida o usuário deve puxar o cabo disponível na estação de recarga Porsche e conectar no bocal do veículo. Nesse momento a conexão é reconhecida automaticamente, o conector é travado e o carregamento se inicia. Assim que esses procedimentos são efetuados, o veículo estará em carregamento e o status poderá ser verificado no painel de comando do carro.

PREOCUPAÇÕES DA PORSCHE

Dentro das preocupações da Porsche com a experiência de seus clientes, está o investimento feito globalmente na infraestrutura de recarga, e no Brasil não é diferente. No país já foram instalados carregadores elétricos em cinco Estados, em conjunto com parceiros do alto segmento, como shoppings, hotéis e clubes de golfe, entre outros. Para a Porsche, essa estratégia assegura aos clientes de veículos híbridos plug-in a possibilidade de carregar seus modelos tranquilamente nos locais que frequentam.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.