Homem que descartava material de forma irregular é identificado com ajuda da comunidade em Chapecó

Foto: PMC/Divulgação

Fazer as pessoas entenderem que “lixo é uma responsabilidade de todos” é um grande desafio. O Programa Lixo Zero Chapecó tem contribuído muito para a mudança de hábitos e atitudes quanto à separação e descarte correto de resíduos, mas ainda é preciso avançar no trabalho de sensibilização das pessoas.

Foto: PMC/Divulgação

O descarte de lixo em vias públicas e terrenos baldios é um grande problema, e em muitas situações, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), tem enfrentado e resolvido com a ajuda da comunidade.

Nesta quarta-feira (24-06) a população registrou um ato de descarte irregular de restos de construção civil no acostamento de uma via no bairro Engenho Braun, e imediatamente, fez a denúncia ao Município. As fotos foram tiradas por volta de 9hs da manhã, e mostram indivíduos com uma caminhonete fazendo o despejo dos resíduos irregularmente.

Trinta minutos após a denúncia, o proprietário do veículo foi identificado com o auxílio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana (SEDEMOB). O infrator foi notificado e tinha até às 16hs para fazer a limpeza do local, recolhendo os resíduos e dando a destinação correta por meio de uma empresa especializada.

Área limpa. Foto: PMC/Divulgação

Às 13hs, a área já estava limpa, como mostra o registro. Importante ressaltar a importância da denúncia e do apoio da comunidade, quando não é possível evitar atos irresponsáveis de descarte irregular. O telefone para denúncia é o 3319-3629.

Detalhes da ocorrência em 24/06:

  • 9hs – momento do descarte irregular no bairro Engenho Braun e dos registros;
  • Imediatamente, aconteceu a denúncia;
  • 9h30 – Infrator foi identificado, e logo, notificado para fazer o recolhimento até às 16hs;
  • 13hs – Local já estava limpo.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.