PM prende três pessoas por briga, desacato, desobediência, resistência e lesão corporal em Chapecó

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Por volta das 23h40 desta terça-feira, (24), a Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de pertubação e vias de fato no Bairro Presidente Médici, em Chapecó. O fato foi na esquina da Rua Guaporé com a Rua Condá.

A primeira guarnição, ao chegar no local, conversou com os três principais envolvidos, os homens de 30, 33 e 47 anos que estavam em vias de fatos, inclusive, já lesionados devido as agressões mútuas. Até uma porta já havia sido quebrada e existiam vários pedaços de vidro espalhados pelo local.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Os policiais tentaram conversar com os envolvidos, que pararam de brigar entre si e passaram a desacatar e xingar os policiais, dizendo que quem mandava no local eram eles. Os militares, através de ordem legal, mandaram que os autores parassem suas atitudes criminosas e colocassem as mãos na cabeça para realizar os procedimentos de abordagem, ordem que não apenas não foi obedecida, mas também partiram para cima dos policiais.

O homem de 30 anos pegou um tijolo de concreto, tipo “paver” e ameaçou jogar em um dos policiais, que respondeu com disparos de calibre 12 com borracha. Ao invés de cessarem as investidas, o outro autor, de 33 anos, desferiu dois socos no rosto e um chute no braço do outro policial, fazendo menção de tentar tirar a arma dele. O policial acabou ferido e ainda teve contato com sengue do suspeito, que já estava ferido na vias de fato. Nessa ação do autor mais disparos de calibre 12 foram efetuados.

Simultaneamente a essa agressão, outra guarnição PM chegou para dar apoio e visando evitar mais agressões ao policial, a própria viatura foi usada como meio menos letal para incapacitar momentaneamente o homem de 33 anos (que já tem histórico de enfrentamento à Polícia – histórico no final).

Mas eles não pararam, na chegada do reforço o homem de 47 anos pegou outro “paver” e tentou jogar nos policiais, exigindo mais disparos de calibre 12 com borracha para cessar as agressões. Já preso, no momento em que estava sendo algemado, o homem de 47 anos ainda agrediu e causou lesões no braço de um dos policiais com um chute.

Após a chegada do reforço, o homem de 33 anos, contra quem foi usada a viatura na chegada do reforço, saiu correndo para tentar fugir, mas foi capturado nas proximidades.

Já o homem de 30 anos, para tentar escapar da prisão, pegou o próprio filho nos braços, uma “criança de colo” que foi usada como escudo humano, além disso, continuou desacatando e ameaçando os policiais, que conseguiram fazer a imobilização do autor preservando a criança. Nesse momento mais um policial militar teve contato com sangue dos autores, de ferimentos preexistentes. Várias outras pessoas que estavam no local, amigos e familiares dos detidos, ainda tumultuaram a ocorrência.

Diante dos fatos, com os principais autores da confusão detidos, os policiais acionaram socorro e uma guarnição do Samu ainda levou o homem de 47 anos até o Hospital, sendo posteriormente conduzido até a Delegacia para procedimentos, local para onde os outros envolvidos já tinham sido conduzidos.