Vídeo: Grupo de Reis leva religiosidade e alegria aos moradores do Bairro Efapi

Jornalismo Rádio Efapi

Com o colorido do pôr do sol vem chegando à noite de sexta-feira (24). Integrantes do Grupo de Reis Estrela do Oriente iniciam a preparação, para mais uma celebração no Bairro Efapi. Na casa verde com um belo jardim na Rua Marrecos, no loteamento Colatto, são distribuídas as vestes coloridas que simbolizam a alegria.

Após todo preparo é hora de partir. O som das gaitas, dos violões e dos pandeiros ecoam por onde passam, chamando a atenção dos moradores. Cerca de 20 pessoas percorrem cinco quadras até chegar no local da celebração, que fica na Rua Quilombo, também no grande Colatto.

Jornalismo Rádio Efapi

A celebração é na garagem da residência da família Otto, que chegou no Efapi em 1983. Muitas pessoas aguardam ansiosas a chegada do Grupo de Reis. A celebração na casa dos Otto durou cerca de uma hora.

Família Otto. Jornalismo Rádio Efapi

Para o patriarca Darci Otto, receber o grupo em sua casa é um orgulho. “Foi uma emoção imensa. Não sei descrever. Quando eles me ligaram eu fiquei muito feliz. No Efapi poucas pessoas conhecem o Grupo de Reis. É legal ver o pessoal resgatar a tradição”, conta emocionado, lembrando que é muito importante as pessoas reunirem os amigos e familiares e receber o grupo.

Segundo o site Toda Matéria, pelo calendário católico, a Folia de Reis, como é conhecida, tem intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A celebração dura 12 dias e vai de 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

Mesmo fora da época da Folia de Reis, o grupo Estrela do Oriente recebe toda semana convites de famílias para visitas. Antoninha Fortes lembra que participava do Grupo de Reis na infância. “Eu me criei nisso. As pessoas foram deixando de lado. Começamos novamente. Queremos levar religião e alegria às pessoas”, explica.

Eliane e Pedro. Jornalismo Rádio Efapi

Eliane Lopes e Pedro Henrique Paza, de nove anos, são moradores do Vitório Rosa e participam do grupo. Eliane resume em quatro palavras o que simboliza participar. “Alegria, amor, união e respeito. Já fizemos muitas visitas. É legal ver quando passamos pelas ruas cantando e as pessoas nos chamam para entrar. É gratificante ver isso”, conta alegre.

O Estrela do Oriente foi criado em 2019 e é formado por moradores do Efapi, São Cristóvão, Jardim América, Vitório Rosa e Jardim América.

Jornalismo Rádio Efapi