Operação da DIC de Chapecó resulta na prisão de nove traficantes

Fotos: Polícia Civil

Uma grande operação denominada Leprechaun resultou na prisão ao todo de nove pessoas em Chapecó e Erechim. A ação foi da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil.

As investigações estavam a todo vapor há cerca de um ano. O alvo era um grande esquema de fornecimento de drogas sintéticas oriundas do Rio Grande do Sul para Chapecó.

A primeira ação foi em 7 de setembro deste ano, quando policiais conseguiram prender dois traficantes no acesso ao aeroporte de Chapecó. Com eles foram encontrados 259 comprimidos de ecstasy e dois tubos cheios de “cheirino da loló”.

Os policiais continuaram trabalhando na busca de informações e conseguiram a identidade de quatro pessoas envolvidas no tráfico de drogas. Eles vinham de Passo Fundo, passavam por Erechim e depois vinham para Chapecó com a droga que era despejada em festas eletrônicas.

Com posse dessas informações, os policiais monitoraram os investigados durante a noite desse sábado (14), e madrugada deste domingo (15), e obtiveram sucesso prendendo dois homens, um de 20 e outro de 30 anos. Com eles foram apreendidos 76 comprimidos de ecstasy quando se preparavam para se deslocar até uma festa noturna em Chapecó.

Ao todo desde o início da ação foram nove presos. O esquema criminoso investigado pode ter causado a morte de uma jovem neste ano de 2019, fato que é investigado pela DIC de Chapecó.

NOME DA OPERAÇÃO

Foto: Reprodução/Internet

O “Leprechaun” (pronúncia: lé-pre-can) é uma espécie de duende pequenino comumente vestido de verde e na posse de um trevo de quatro folhas. Trata-se de uma de suas figuras mais emblemáticas da mitologia irlandesa. Segundo a lenda, ser mitológico é astuto e capaz de aparecer e desaparecer repentinamente, pois sabe a localização de tesouros ocultos e, quando capturado, pode indicar sua localização dos “potes de ouro” se o captor tiver boa índole.

O nome da operação é uma associação entre o modus operandi dos investigados e a mitologia irlandesa, especialmente pelo fato de aparecerem e desaparecerem de Chapecó/SC rapidamente e trazerem consigo significativas quantidades de material ilícito, bem como à natureza da droga ilícita traficada.