IFSC oferta 12 cursos gratuitos em quatro cidades do Oeste

Foto: reprodução/IFSC

Encerram na segunda-feira (02), as inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Todas as opções são gratuitas e a seleção será por meio de sorteio público. No Oeste catarinense, são ofertados 12 cursos, em quatro cidades (Chapecó, São Carlos, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste).

Os cursos técnicos dividem-se em três tipos: concomitantes (para quem vai fazer o ensino técnico no IFSC e o médio em outra instituição), integrados (pra quem vai fazer o ensino médio e o técnico juntos no IFSC) e subsequentes (para quem já terminou o ensino médio).

Já nos cursos Proeja, que são destinados a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não possuem ensino médio completo, o estudante faz o ensino médio e um curso técnico juntos no IFSC.

Vagas em Chapecó:

– Técnico Subsequente em Mecânica (pós-médio);

– Técnico Subsequente em Eletroeletrônica (pós-médio);

– Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho (pós-médio);

– Técnico Integrado em Eletromecânica/EJA (Ensino Médio e Técnico juntos – Educação de Jovens e Adultos).

Vagas em São Carlos:

– Técnico Integrado em Edificações (Ensino Médio e Técnico juntos);

– Técnico Integrado em Agropecuária (Ensino Médio e Técnico juntos).

Vagas em São Lourenço do Oeste:

– Técnico Concomitante em Informática para a Internet (alunos do ensino médio ou formados);

– Técnico Concomitante em Agronegócio (alunos do ensino médio ou formados);

– Técnico Concomitante em Administração (alunos do ensino médio ou formados);

– Técnico Subsequente em Logística (pós-médio).

Vagas em São Miguel do Oeste:

– Técnico Concomitante em Eletromecânica (estudantes do ensino médio ou formados);

– Técnico Subsequente em Administração (pós-médio).

Preenchimento das vagas

O preenchimento das vagas oferecidas pelo IFSC é realizado por meio de dois sistemas: a ampla concorrência e o sistema de cotas para escolas públicas. O candidato deve marcar a opção desejada na hora da inscrição, que deve ser realizada na internet. Quem não tiver acesso à internet, poderá utilizar um computador em um dos câmpus do IFSC.

O candidato somente poderá concorrer para um único curso oferecido no edital, independentemente do sistema de vagas. Se o candidato efetivar mais de uma inscrição, será considerada como inscrição válida a última efetuada no sistema.

Matrícula dos sorteados

Caso haja mais inscritos do que o número de vagas, a seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público. O resultado será divulgado no dia 6 de dezembro, após as 18h.

A matrícula da primeira chamada será realizada nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2020, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado. Os próximos candidatos interessados e sorteados deverão comparecer no chamadão, que será realizado nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2020, das 13h às 14h, respectivamente para os cursos concomitantes, integrados e subsequentes.

Mais informações: www.ifsc.edu.br