Polícia Federal cumpre mandados para prender autores de homicídio de cacique

Foto: Bia Piva/Arquivo Diário do Iguaçu

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (29), 19 ordens judiciais em inquérito que apura o homicídio do cacique Antônio Mig Claudino, ocorrido em 2017, na Reserva Indígena Serrinha, no município de Ronda Alta.

A Operação Mig tem a participação de 65 policiais federais que executam 9 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Pelotas, Ronda Alta, Planalto, Constantina e Três Palmeiras, e em Chapecó, no estado de Santa Catarina.

O inquérito policial apurou que o crime foi minuciosamente planejado, tanto para garantir a execução da vítima quanto para prejudicar a investigação. Ao menos uma testemunha do crime teria participado da ação, com o objetivo de atrair a vítima e, posteriormente, fornecer informações desconexas aos policiais. A investigação indica que dois “matadores” que atuam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram contratados por pelo menos quatro indígenas da região para realizar a execução, motivada pela disputa pela liderança, dinheiro oriundo de arrendamento de terras indígenas e vingança.

Durante os dois anos de investigação, diversas diligências foram realizadas, inclusive a reconstituição do crime, oitiva de aproximadamente 60 pessoas, perícias e troca de informações com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A ação realizada na data de hoje tem por objetivo confirmar a participação dos investigados no homicídio e acrescentar novos elementos às informações já coletadas. A Operação tem o apoio das polícias Militar e Civil do estado de Santa Catarina.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da PF.