Chapecó: Abertura da programação natalina definida para 29 de novembro

Faltando dois meses para o Natal, o Município de Chapecó está com os preparativos de decoração e programação em fase final. Este ano a decoração natalina será realizada na Praça Coronel Bertaso e na Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Sete de Setembro e Uruguai. A abertura oficial está programada para a sexta-feira (29/11) e sequência das atividades no sábado e domingo (30 e 31/11). Além disso, de 02 a 21 de dezembro, todas as noites, acontecerão apresentações culturais.

Este ano, a iluminação da avenida, será apresentada de forma tradicional, uma releitura dos natais dos anos 90, quando a instalação ao longo da Getúlio Vargas lembrava um túnel. Além disso, nesta edição, com foco no Projeto Lixo Zero, a decoração traz como foco a reutilização dos materiais que foram utilizadas na decoração de anos passados e as peças utilizadas não utilizarão papel ou adesivos, para não ter produção de resíduos. As peças, adereços e iluminação ganharão uma cara nova com outras cores, formas e materiais, enfim, foram repaginados.

De acordo com o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, o Natal 2019 será lindo com iluminação, decoração e as apresentações que estão sendo preparadas. Na sexta-feira (29/11), na escadaria da Catedral Santo Antônio, terá apresentações culturais e uma mensagem das lideranças religiosas de Chapecó, trazendo sua mensagem de otimismo e amizade. No sábado (30/11), também na escadaria da Catedral Santo Antônio terá apresentação da Orquestra Sinfônica de Chapecó. E no domingo (01/12) será um dia dedicado às crianças e adolescentes, com uma programação durante o dia, com brinquedos e atividades.

Apresentações estão sendo selecionadas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou Regulamento para Intervenções Artísticas para o Natal 2019 em Chapecó. O objetivo é credenciar grupos/artistas de Chapecó, interessados em realizar intervenções artísticas, sem remuneração, na Praça Coronel Ernesto durante a programação oficial do Natal, que acontecerá entre os dias 02 a 21 de dezembro de 2019, a partir das 18h30. O Regulamento completo está publicado no site oficial da Prefeitura de Chapecó.

Serão selecionadas até 50 (cinquenta) apresentações em diversas categorias e segmentos. Podem se apresentar trabalhos individuais, duplas, grupos, profissionais ou não, com as seguintes intervenções artísticas: Literárias: abrangendo atividades de poesia, contações de histórias, incentivo ao livro, leitura e literatura entre outras; Cênicas: abrangendo atividades de dança, teatro, palhaçaria, circo entre outras; Musicais: abrangendo shows, concertos, recitais, canto/ coral e outros; Grupos de Expressões Folclóricas, Manifestações populares e/ou religiosas. As atividades propostas deverão, obrigatoriamente ter classificação livre e ter duração de no mínimo 30 (trinta) minutos e no máximo de 90 (noventa) minutos.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 17 de outubro a 04 de novembro de 2019, exclusivamente, através do link: https://bit.ly/credenciamentonatal2019. A seleção das propostas será realizada por dois servidores técnicos efetivos da Secretaria de Cultura e o resultado das intervenções selecionadas será divulgado até o dia 06 de novembro de 2019, pelo site da Secretaria de Cultura de Chapecó (www.chapeco.sc.gov.br/cultura).

Os objetivos são fomentar e difundir as manifestações culturais do Município, em especial nas temáticas natalinas, de renovação, de solidariedade e de paz, promover a formação de público e reflexão sobre a importância de nossa diversidade cultural e sua colaboração na composição da identidade social, além de diversificar a participação dos agentes e artistas, com o intuito de democratizar e universalizar o acesso aos mecanismos culturais e sociais.

Outros esclarecimentos só poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico [email protected], identificando o assunto DÚVIDAS NATAL 2019 e ou pelo fone: 3319 1011, com a Equipe de Eventos da Secretaria de Cultura.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.