Alunos de CEIM do Bairro Efapi aprendem como cuidar do próprio corpo

Fotos: PMC/Divulgação

Na infância, mais especificamente na Educação Infantil é que se constroem e se fortalecem as atitudes de respeito às diferenças. Com base nessa premissa, na sala do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Adelina Carlesso foi desenvolvido o projeto “Uma viagem pelo meu corpo: conhecer para me proteger”. A unidade fica no loteamento Alice, no Bairro Efapi.

De acordo com a professora Sandra Bernardete Zuffo elas perceberam que as crianças tinham dificuldades de se relacionarem uma com as outras, e de respeitar o corpo do outro. O espaço educativo precisava considerar as diferenças e procurar formas de ajudá-las trabalhando com estas temáticas. Segundo ela, é importante o convívio das crianças com as diferenças, no entanto precisam entender os motivos dessas diferenças para saber respeitar. “Respeitar o outro, a criança precisa antes se autoconhecer, portanto, serão trabalhadas atividades relacionadas ao seu corpo e o corpo do outro”, destacou a professora.

A infância é o período da vida das pessoas onde se constrói a base daquilo que ela será no futuro. Assim, é imprescindível garantir que ela tenha uma infância repleta de brincadeiras, interações saudáveis e muitas descobertas. Apesar da criança estar amparada por lei, a exemplo do ECA (Lei nº 8.069/90) e da LDB (Lei n° 9394/96), muitas crianças tem sua infância cerceada por ações que causam dores psicológicas eternas, como o abuso sexual. Segundo especialistas, mais de 70% dos casos de abusos infantis ocorre na casa da vítima ou do abusador que é próximo da vítima. Este dado faz pensar que, enquanto Instituição Educativa, é necessário conversar abertamente sobre nosso corpo, buscando conhecer ele melhor e assim prevenir possíveis abusos.

As atividades do projeto iniciaram com uma roda de conversa para introduzir a temática com a construção de um painel, apreciaram a contação da história do livro “Pipo e Fifi: Prevenção de Abuso Sexual Infantil” e pintaram as atividades do livro, levando para casa, para que as famílias também estejam orientadas sobre a importância do conhecimento sobre o corpo e da prevenção do abuso sexual infantil. Também foi trabalhado a história “Flávia e o bolo de chocolate” e conversado com as crianças sobre as diferenças e como é necessário respeitar e ajudar os colegas. Na ocasião, dividiram o bolo, e em seguida foi chamada uma criança de cada vez para presentear um amigo com um pedaço de bolo. “As ações realizadas repercutiram positivamente tanto na escola quanto nas famílias, que sinalizaram a importância do trabalho para a proteção das crianças” finalizou a professora.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera a escola é um local de produção e circulação do conhecimento. “Temos que tratar de todos os assuntos, de todas as dúvidas dos alunos, olhar para o que as crianças trazem como demanda, por mais difícil que seja, e discutir da maneira mais competente possível”, finalizou.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.