Chapecó: Aprovada permuta de imóveis que irá garantir sede própria à Câmara

Câmara receberá o prédio onde hoje funciona o Setor de Tributos em troca de um terreno

 Aprovado na sessão dessa terça-feira (20), em segunda votação, o projeto de origem do Executivo que autoriza permuta de imóveis entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Chapecó. A troca irá possibilitar que o Legislativo se instale em uma sede própria, já que receberá o prédio onde hoje funciona o Setor de Tributos em troca de um terreno. A previsão é de que a transição aconteça no fim de 2020, pois o local precisará de reformas antes da ocupação. O projeto faz parte do pacote de ações apresentado pelos vereadores em junho e que pretende gerar economia aos cofres públicos.

Também em segunda votação, foi aprovado projeto do vereador Valmor Júnior Scolari(PSD), que denomina via pública de Chapecó.

Outro projeto de origem do Executivo, aprovado em primeira votação, autoriza a Prefeitura a firmar termo de colaboração com a Associação Voluntários Amigos dos Bichos, no valor de até R$ 43.793,10.

            VISITA

A sessão contou com a presença dos representantes da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) de Chapecó. O presidente, Divino Vilmar Longo, o vice-presidente Valmir Bonora e o colaborador Vanderlei Schmitz apresentaram as atividades realizadas pela entidade no município.

O convite foi feito por proposição da vereadora Astrit Tozzo (PSD), que destacou a importância das ações realizadas pela CVB no município. “São mais de 30 anos fazendo um trabalho maravilhoso e que geralmente fica no anonimato. São muitos voluntários, que muitas vezes fazem o trabalho que deveria ser feito pela administração pública e não tem esse reconhecimento”, declarou.

Vanderlei apresentou a forma de atuação da entidade, que aplica 100% dos recursos arrecadados em ajuda humanitária, auxiliando famílias de baixa renda e imigrantes, além de realizar projetos e cursos com crianças e idosos, doação de roupas, móveis e alimentos.

Outra ação realizada é o auxílio em jantares beneficentes. A Cruz Vermelha arrecada os ingredientes e produz macarrão para jantares, tendo atendido 22 macarronadas, com produção de 2.600 kg de massa.

Com cerca de 20 voluntários que participam dos projetos, o presidente da entidade destacou que a CVB possui apenas dois funcionários remunerados, que trabalham em horário comercial na sede. De acordo com Vanderlei, neste ano somam mais de 1.800 horas de trabalho voluntário nas ações desenvolvidas.

            PROPOSIÇÕES

Durante a sessão, foram aprovados seis requerimentos e 11 indicações. Um dos requerimentos, de proposição do vereador Diego Alves (PP), pede alteração do calendário de sessões do mês de outubro.

Duas proposições do vereador Neuri Mantelli (sem partido) foram aprovadas: uma requer informações sobre os valores arrecadados com o IPTU em Chapecó e a outra pede informações sobre o último concurso público realizado pela Prefeitura.

Aprovado também requerimento que propõe reunião de trabalho, a fim de debater a questão das nas placas do Mercosul, sugerida pelo presidente da Casa, Ildo Antonini (DEM). Dois requerimentos do vereador Cleiton Fossá (MDB) também receberam votação favorável: um deles pede informações sobre asfaltamento em uma rua do Bairro Vila Real e o outro sobre as obras da Avenida General Osório.

ACIC E OBSERVATÓRIO

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm participado, juntos, das sessões da Câmara de Chapecó. O objetivo das entidades é estar a par da atuação do Legislativo e contribuir com os debates.