Auto Viação Chapecó terá aplicativo para recadastramento de estudantes

Reprodução/Auto Viação

O desenvolvimento de aplicativo para efetuar o recadastramento de estudantes por meio do celular foi contratado pela Auto Viação Chapecó. Essa iniciativa tem como finalidade evitar filas para o desbloqueio dos cartões de estudante, devido à concentração que normalmente ocorre na central de atendimento nos meses de janeiro e julho, ou seja, antes do início de cada semestre letivo.

Com o aplicativo, oprincipal problema a ser eliminado é a necessidade do aluno – seja de escolas ou de universidades –, fazer presencialmente na empresa a liberação do cartão para comprar a passagem com o desconto de estudante, que é de 50% do valor. Esse novo recurso está em fase de testes e deverá ser utilizado em janeiro do próximo ano, esclarece o diretor Comercial da empresa, João Carlos Scopel Filho.

Para a utilização do novo aplicativo, a concessionária deverá, antes, validar a documentação do estudante e liberar o cartão, o que já é feito atualmente para o recadastramento presencial. Além disso, o aluno deverá ter o perfil individual no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano de Chapecó e possuir celular com plataforma Android ou IOS. 

Outras iniciativas para agilizar o desbloqueio foram implantadas anteriormente, lembra o diretor da Auto Viação. Isso incluiu o agendamento de datas e horários para desbloquear os cartões, conforme a instituição frequentada, e o incentivo para que esse processo não seja deixado para última hora, o que está ocorrendo atualmente, com cronograma que irá até o próximo dia 31.

Mais recursos

Desenvolvido pela Empresa 1, de Belo Horizonte e que atende a Auto Viação no sistema de bilhetagem eletrônica, o aplicativo possui tecnologia que possibilitará, futuramente, o uso de outros recursos online para facilitar a vida do passageiro, como a compra de passes e a conferência do extrato do cartão. Quando forem atualizados por novos modelos os validadores, que são equipamentos que validam e liberam a catraca dos ônibus ao passar o cartão, também será possível emitir a passagem por QR Code (código de barras bidimensional) e a utilização de cartões de crédito touchless (tecnologia sem contato) nos ônibus, descartando assim a necessidade da utilização do cartão atual.  

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.