Visitantes do Fórum de Chapecó precisam se cadastrar para acessar serviços

Foto: Fórum de Chapecó

O fórum da comarca de Chapecó está implantando um novo sistema de segurança. A primeira mudança é o controle de acesso ao fórum. Todas as pessoas que entrarem no prédio, exceto servidores e demais colaboradores, terão que fazer um cadastro. O sistema já está disponível para advogados e usuários que quiserem antecipar o repasse de informações. Para tanto, é necessário apresentar documentos pessoais.

    Também será feita a documentação visual através de uma fotografia tirada no momento do registro. O cadastro deve ser feito na Central de Informações, com as recepcionistas, e a cada visita será apenas atualizado o motivo da ida ao fórum. O sistema utilizado para o cadastro de pessoas está sendo interligado entre as comarcas, garantindo acesso às mesmas informações.

    O diretor do foro e juiz do 1º Juizado Especial Cível, André Alexandre Happke, ressalta que a padronização de procedimentos se faz necessária para garantir a segurança das pessoas que trabalham ou que utilizam os serviços do Poder Judiciário. “Chegamos num momento que exige esse controle, devido à movimentação na comarca de Chapecó”, avalia o magistrado. De acordo com a Secretaria do Foro, diariamente circulam aproximadamente 800 pessoas no prédio.

    Futuro

    Outras adequações estão sendo providenciadas. Em alguns dias será instalado o portal detector de metal e futuramente um scanner para bolsas e mochilas. Esses equipamentos são semelhantes aos utilizados em aeroportos. Ainda no segundo semestre deste ano, um vigilante será designado para a guarita do estacionamento do fórum que, a partir de então, será destinado exclusivamente para servidores e colaboradores.

    O chefe da Divisão de Contrainteligência, do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça, tenente-coronel Emerson Fernandes, explica que outras comarcas passarão pelas adaptações de segurança no futuro. “A instalação dos equipamentos e sistemas estão sendo realizados de forma gradual”, destaca.

    As mudanças que estão sendo aplicadas são resultado de um projeto do TJSC que iniciou no ano passado com capacitação de todos os chefes de Secretarias de Foro e policiais militares que trabalham em fóruns. Em seguida, foi feito o diagnóstico de necessidades e melhorias em cada comarca. E agora, inicia-se o processo de estruturação dos prédios e pessoas.

Texto e fotos: Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó