Agentes de Endemias fazem levantamento do Aedes aegypti

Foto: PMC/Divulgação

O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) está sendo realizado em Chapecó. Durante a semana de 25 de feveriro a 01 de março, os cerca 60 Agentes de Combate as Endemias estão visitando casas, empresas e bairros de Chapecó para fazer o levantamento. Ele é realizado por orientação do Ministério da Saúde e as informações geradas e os levantamentos de índices de infestação são utilizadas como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito.

O último LIRAa, realizado em novembro de 2018, fechou em 2,6, ou seja, 2,6% dos imóveis de Chapecó tinham a presença do mosquito. Na classificação, índices menores de 1, são considerados satisfatório, de 1 à 3,9 são índices de alerta; e maiores de 3,9 são considerados índices de risco. No mesmo período do ano 2017, na realização do LIRAa, o índice fechou em 2,1%.

Dicas importantes:

• Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

• Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

• Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada. Além disso, mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;

• Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

• Ao trocar os pneus, deixe os velhos na borracharia, para que o destino adequado seja dado a eles;

• Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente; mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

• Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.

 • Receba os Agentes de Combate as Endemias e siga as orientações repassadas pela equipe.

Dados

Em Chapecó, em 2014 foram registrados 2.686 focos; 2015 foram registrados 846 focos do mosquito; em 2016 foram 514; em 2017 foram 601; em 2018 foram 1023 focos encontrados e em 2019, 465 focos encontrados, especialmente nos Pontos Estratégicos – PE, (borracharias, ferro-velho, cemitérios…) com 89% dos casos encontrados. Quanto aos tipos de depósitos que apresentam focos do mosquito estão: 46% em lixos e sucatas, 19% focos encontrados em pneus, 14% em depósitos móveis (baldes, tonéis,…), 12% cisternas, 6% em piscinas e 3% em plantas. Em 2019 já foram recolhidos ou entregues no Ecoponto 6.574 pneus; 4.990 pessoas foram abordadas em ações educativas; e 128 inspeções e vedações de depósitos elevados foram realizadas.

Números de casos registrados ou investigados

A situação epidemiológica de Chapecó teve em 2016, 3.127 casos investigados de dengue, com confirmação de 820 casos. Já em 2017 foram investigados 507 casos com um caso importado. Em 2018 foram investigados 227 casos, todos negativos. Em 2019, já foram registrados 59 casos, deste 42 negativos e 17 aguardando resultado.

Os casos de Zika registrados em 2016 foram 38 casos e 03 positivos. Em 2017, 03 casos foram investigados e tiveram resultados negativos. Em 2018, não foi registrado nenhum caso. Em 2019, não foram registrados casos.

Os números de chikungunya são em 2016 foram investigados 166 casos, com confirmação de quatro casos. Em 2017, foram 15 casos investigados com 02 confirmações. Em 2018, não foram confirmados casos. Em 2019, não foram registrados casos.

Lixo e Reciclagem

O destino correto do lixo é um dos fatores que contribuem para a diminuição dos focos. Separar o lixo é um dos primeiros passos para eliminar o mosquito. Os resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros. Eles devem ser armazenados em local coberto e depositado nas lixeiras laranjadas espalhadas pelo município. Os resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem. Eles devem ser armazenados em local coberto e depositado nas lixeiras verdes espalhadas pelo município.

Ecoponto

É um conjunto de caixas receptoras de resíduos volumosos. Em Chapecó, o Município disponibiliza dois endereços de Ecoponto para auxiliar, orientar e incentivar a comunidade a fazer o descarte consciente. Não são recebidos resíduos de empresas, somente de pessoas físicas. Os Ecopontos funcionam das 7h as 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia. Existe Ecoponto em Chapecó em dois endereços:

•          Na Secretaria de Infraestrutura Urbana, rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas;

•          E na Superintendência da Efapi, na rua Garças, 226 D.

Nos espaços estão dispostos containers para o recebimento dos seguintes resíduos:

•          Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);

•          Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas. Somente materiais interios);

•          Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados);

•          Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);

•          E agora também Vidros, no Ecoponto da rua Sete de Setembro (garrafas, portas, janelas, copos, potes de conserva. Não são recebidos parabrisas, tubos de televisão, vidros de eletrônicos).

Lembrando que os móveis devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Com relação ao descarte dos tipos de resíduos que os Ecopontos não recebem, o cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica, deve entrar em contato com uma empresa especializada que possui aterro industrial. Quanto às lâmpadas, deve ser respeitada a logística reversa, ou seja, o contribuinte guarda a nota ou o cupom fiscal do estabelecimento onde comprou o produtor e devolve no mesmo local.

Com relação aos pneus, existe um Ecoponto específico, gerenciado pela Secretaria de Saúde, que fica na rua Israel, número 240, bairro Maria Goretti. Atende nas segundas e quartas-feiras, das 8hs às 11h30 e das 13h30 às 17hs.

Já o óleo de cozinha, pode ser descartado nas feiras livres ou na Ong Verde Vida.

Terrenos Baldios

A limpeza de terrenos baldios é responsabilidade do proprietário. De acordo com  informações existentes  no setor de Cadastro da  Diretoria de Tributos da Prefeitura de Chapecó hoje existem 16 mil terrenos baldios no Município. Os proprietários desses lotes são regularmente notificados a efetuaram a limpeza/roçada, como forma de proporcionar maior segurança, saúde e bem-estar à população.

Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.