Adolescentes do programa “Novos Caminhos” se formam em Chapecó

Foto: MB Comunicação
Foto: MB Comunicação

Os 40 adolescentes que se formaram no Programa Novos Caminhos, em Chapecó, terão maior oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e em cursos de qualificação. Desta turma, nove alunos foram inseridos no mercado de trabalho vinculados à aprendizagem e três foram efetivados pelas empresas.

​As aulas iniciaram em abril e os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) – SESI e SENAI –  e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) – SENAC, além de manter parceria com a Júnior Achievement.

A representante da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e do Tribunal de Justiça e juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, Surami Juliana dos Santos Heerdt, ressaltou a importância do programa e a parceria entre as entidades para a sua realização. “O ‘Novos Caminhos’ não é um programa meramente assistencialista. É uma maneira de fazer justiça para esses adolescentes, dando instrumentos para competir no mercado de trabalho e para que sintam que têm condições e capacidade profissional”.

A formatura teve o objetivo de assinalar a conclusão das atividades do programa em 2018 aos adolescentes inseridos em serviços de acolhimento em São Domingos, Xaxim, Xanxerê, Ponte Serrada, Abelardo Luz, Ipuaçu, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Vargeão, Passos Maia, Chapecó, São Carlos, Palmitos, Caxambu do Sul, Guatambu e Nova Itaberaba. Neste ano, foram atendidos 13 serviços de acolhimento – como abrigos municipais, casas-lares e famílias acolhedoras – que recebem crianças órfãs depois de completarem 10 anos de idade.

Novos caminhos

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.

A parceria entre as entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) e fortalece as redes de apoio ao adolescente.

Neste ano, abriram oportunidade para os adolescentes a Bugio Agropecuária, Rissi Fachadas e Esquadrias, Moinho Martelli, Scala Engenharia, Brasão Supermercados e Ogochi.

Texto e fotos: Lisiane Kerbes/MB/TJSC