Aumenta a movimentação nos Cemitérios Municipais de Chapecó

Foto: Luciano da Luz/Prefeitura de Chapecó
Foto: Luciano da Luz/Prefeitura de Chapecó

Os cemitérios municipais de Chapecó recebem atenção especial nos dias que antecedem o feriado de Finados (02-11). Além da tradicional dedicação dos familiares aos jazigos e capelas dos entes queridos, a Administração Municipal intensifica os serviços de limpeza, poda, cortes de grama e ajardinamento, tanto no Cemitério Municipal da Linha Tomazelli, como no Cemitério Ecumênico João Paulo II, no centro. Os trabalhos são desenvolvidos por cerca de 40 servidores da Secretaria de Infraestrutura Urbana e do Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais. Além da manutenção periódica, ações de revitalização nos dois Cemitérios administrados pela Prefeitura de Chapecó estão na etapa final.

O Cemitério Ecumênico Municipal recebeu recentemente pintura do gavetário, conserto do telhado do altar, da entrada principal e do gavetário, pintura externa de todo o muro que circundo o cemitério, ajardinamento da quadra frontal, plantio de 50 mudas de árvores de diversas espécies e ampliação do reservatório de água. E, está sendo finalizado o muro de contenção no lado oeste. A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas durante a semana no Cemitério do Centro.  “A manutenção dos Cemitérios Municipais é rotineira, mas costumamos intensificar os trabalhos nesta época com a finalidade de proporcionar maior comodidade e mobilidade aos visitantes. A circulação de pessoas para limpar, arrumar e embelezar os jazigos e capelas começou a aumentar ainda na semana passada”, destacou o encarregado do Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais, Claudemir Mafessoni.

No Cemitério Municipal da Linha Tomazelli a Prefeitura construiu um novo muro de contenção, uma estrada secundária para melhorar a mobilidade, aumentou o reservatório de água e regularizou o licenciamento ambiental. A previsão é que um público aproximado a 10 mil pessoas circule no local nesta semana. No Cemitério Comunitário do Distrito de Marechal Bormann, a Administração Municipal auxilia os moradores com a limpeza geral. “Orientamos aos familiares que ao visitarem seus entes queridos não levem flores em vasilhames que possam acumular água, para que não aja a proliferação do Aedes aegypti”, complementou Maffessoni.

Dados Gerais

Cemitério Ecumênico João Paulo II

O Cemitério Ecumênico João Paulo II, localizado na Rua Achiles Tomazelli, esquina com a Avenida Getúlio, possui área total de 28.900 m², com 3182 lotes ocupados. Cada lote de jazigo ou capela possui quatro lugares. No local, há também o gavetário que possui 1312 gavetas, com espaço para uma pessoa cada. O Cemitério do centro não possui lotes para venda.

Cemitério da Linha Tomazelli

O Cemitério da Linha Tomazelli, que fica na SC-283, possui área total de 14.698 m² com 962 lotes ocupados entre jazigos e capelas. Esse ainda possui lotes à venda, mas não ocorre de forma antecipada, apenas em casos de emergência (após sepultamento).

Está em andamento edital de chamamento das famílias para a regularização dos túmulos em situação de abandono (quebrados, abertos e sem identificação). Após o dia de finados (02-11) começa a remoção dos mesmos, para reutilização dos espaços pelos munícipes.

Orientações aos visitantes

No dia de finados, a celebração no Cemitério Ecumênico do centro está marcada para as 08h. Os cemitérios vão estar abertos para visitas entre 07hs e 19hs.

Para auxiliar no trânsito, a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade vai isolar a quadra da entrada principal do Cemitério Ecumênico, na Rua Aquiles Tomazelli, entre as avenidas Getúlio Vargas e a Fernando Machado. Já em frente ao Cemitério da Linha Tomazelli, a via será sinalizada com cones e vai ser realizado o controle do fluxo.

Créditos: texto Vanessa Hubner/PMC.