Idosa comemora 100 anos em Chapecó

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

A última quarta-feira (24) foi especial para os integrantes do Grupo de Idosos do Bairro Engenho Braun. Os idosos comemoraram juntos o aniversário de 100 anos da Dona Maria Rodrigues de Lima, uma de suas integrantes. A atividade contou com a participação de amigos, irmãos, filhos, netos e bisnetos da aniversariante.

Na programação teve culto, homenagens da família e uma apresentação das colegas do grupo de idosos, seguido de festa. Os comes e bebes foram preparados pelos próprios integrantes do Grupo, que se reúne uma vez por semana no Pavilhão Comunitário do Bairro. As atividades que realizam são as mais variadas, incluem jogos, dança, rodas de conversa e chimarrão.

Dona Maria participa das atividades há 10 anos. Começou no grupo aos 90 anos por convite de uma vizinha e o que mais gosta dos encontros é a conversar com as amigas. Ela teve 5 filhos, 18 netos e 5 bisnetos e mora em Chapecó há 73 anos.

Para as colegas de Grupo, Dona Maria é inspiração. “Quero muito chegar aos 100 anos como ela, com muita saúde e participando do grupo dos idosos”, conta a Rainha dos Idosos, Maria Queiroz, de 67 anos. Para Dona Maria a receita é simples “viver com alegria”.

De acordo com a Gerente dos Serviços de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Eunice de Ramos dos Santos,  a intenção dos Grupos dos idosos é justamente essa, “incentivar o convívio, estimular a prática de atividades e melhorar qualidade de vida na terceira idade”.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.