Número de famílias endividadas em Chapecó se mantém estável de setembro para outubro

Reprodução/Sicom
Reprodução/Sicom

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), realizada pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) em parceria com a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC), o endividamento das famílias chapecoenses se manteve estável em 39,5%, de setembro para outubro. Na comparação com outubro do ano passado, houve queda, já que naquele período o indicador registrou uma parcela de endividados em Chapecó de 47,3%.

As dívidas estão relacionadas a carnês, conforme 61,3% dos entrevistados, e para outros 52,2% as contas são motivadas pelo cartão de crédito, enquanto 36,1% possuem débitos devido ao crédito pessoal. Como são dívidas de longo prazo, 43,2% indicam que levarão mais de um ano para quitá-las.

Os dados coletados neste mês registram que, mesmo com contas a pagar, 60,5% dos chapecoenses entrevistados não estão com seus pagamentos atrasados. Possuem contas em atraso 18,9%.

Condições para quitar dívidas

Quanto às condições para quitar as dívidas, 83,8% dizem não ter meios, atualmente, de efetuar o pagamento, enquanto 8,1% afirmam que conseguem pagar totalmente as dívidas. Quanto ao tempo para quitar suas dívidas, 81,1% dos entrevistados afirmaram que irão realizar os pagamentos após 90 dias. Outros 10,8% indicaram que devem efetuar o pagamento no prazo de 30 a 90 dias.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.