Família do Bairro Efapi organiza jantar beneficente para ajudar Mateus

Macarronada para ajudar no tratamento do Mateus Rodrigues da Silva, 10 anos, acontece no Centro Comunitário Colato no dia 27 de outubro (Foto: Nadia Michaltchuk/DI)
Macarronada para ajudar no tratamento do Mateus Rodrigues da Silva, 10 anos, acontece no Centro
Comunitário Colato no dia 27 de outubro (Foto: Nadia Michaltchuk/DI)

Por: Diário do Iguaçu

Já tem compromisso para o dia 27? Então anote na sua agenda, porque nesse dia acontece o jantar beneficente
para ajudar o Mateus Rodrigues da Silva, 10 anos. Lembra dele? Ele foi diagnosticado com ALD no início de 2017 e,
desde então, vem perdendo os movimentos, a visão, a audição e a fala.

O jantar é uma parceria entre a família de Mateus, juntamente com a Associação Coral de Chapecó. O evento
acontece no Centro Comunitário Colatto, a partir das 20h30 do sábado (27). O cardápio inclui uma deliciosa macarronada. Os participantes devem levar pratos e talheres. Ainda, quem desejar levar para comer em casa também pode.

Os ingressos custam R$ 20 para adultos e R$ 10 para crianças. A meta dos organizadores é vender 1,5 mil ingressos. O valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido ao tratamento do Mateus. A condição do menino exige uma série de necessidades especiais.

Um dos objetivos da família é conseguir um atendimento “home care”, também conhecido como internação domiciliar. Trata-se de uma assistência médica realizada na casa do paciente. Deste modo, a família não precisaria se deslocar a tantos locais. Hoje, a estrutura onde Mateus mora não comporta espaço para esse tipo de atendimento.

Saiba como participar
As informações sobre eventos beneficentes e doações podem ser consultadas no telefone (49) 9 8408-4600 ou por e-mail [email protected].

Relembre
Mateus Rodrigues da Silva, 10 anos, mora com os pais no Bairro Efapi, em Chapecó. O menino foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD) no início de 2017. A doença fez com que Mateus perdesse a visão, parte da audição, a fala, a coordenação motora e passou a se alimentar somente por sonda. Tudo isso em questão de meses.

O óleo de Lorenzo é um suplemento alimentar utilizado no tratamento da ALD. Por isso a doença também é conhecida como doença de Lorenzo. A patologia é de origem genética, transmitida por mulheres portadoras e acomete quase que exclusivamente os homens. A ALD possui diferentes formas de manifestação, sendo a infantil a mais grave delas.

A doença é apresentada em cerca de 35% dos portadores e se manifesta entre os 4 e 10 anos de idade. Entre os sintomas estão problemas de percepção, perda de memória, da visão, da audição e da fala, além de problemas nos movimentos.