Em palestra para pais, Juiz exalta papel da família

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

Bons costumes, limites, convivência pacífica, relacionamentos familiares e sociais. Esses e outros assuntos foram abordados na palestra “O Juiz vai à escola” realizada, na quinta-feira (27), no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, pelo Juiz de Entrância Especial da 1ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões de Chapecó, Ermínio Amarildo Darold. Ele falou para pais, familiares e professores dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. A ação integra o projeto desenvolvido pelo Doutor Ermínio Darold, que há 15 anos ministra palestras em escolas públicas sobre os mais variados assuntos. A intervenção do Juiz é uma forma de gratidão que mantém pela escola pública que foi onde sempre estudou também uma forma de incentivo aos estudantes de buscar conhecimento e aprendizagem.

Durante a palestra, assuntos como bullying decorrente de questões como homossexualidade, padrão de corpo, cor da pele e cabelo foram esclarecidos. A intenção era esclarecer que princípios e valores desenvolvidos tem como papel a família que deve vir antes de tudo. Todo conhecimento que não se transforma em sabedoria para o bem poderá se transformar em prepotência e isso seria prejudicial não só na escola e na família, mas em toda a sociedade.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, este trabalho realizado pelo Juiz, contribui para o desenvolvimento das ações na escola. “Uma ação que vem ao encontro daquilo que já temos por rotina trabalhar em nossas escolas que é o envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos e por consequência a aproximação entre eles acontece”, comentou.

Sandro Roque Baptista e Franciely Mariana de Mello são pais da Luiza Baptista. Para eles foi importante participar da palestra, pois agregou conhecimento e ajuda no dia a dia e na educação da filha. “Gostei da palestra porque faz esclarecimentos a cerca de pequenas atitudes no dia a dia familiar que farão toda a diferença no futuro de um filho”, comentou Sandro.

Para o Juiz de Entrância Especial da 1ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões de Chapecó, Ermínio Amarildo Darold, durante os 15 anos de projeto e visita às escolas, ele percebeu muitos resultados positivos como a pacificação e a melhora da frequência, não apenas pelo projeto com também por atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores. “Este trabalho busca propiciar aos jovens uma visão mais lúcida quanto a finalidade que tem na vida e certamente aqueles que buscarem o caminho da construtividade, do respeito e do estudo, serão bem sucedidos na vida”, finalizou.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.