Setembro Amarelo: Mês de prevenção e combate ao suicídio

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O CVV – Centro de Valorização da Vida (cvv.org.br), é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil.

O CVV atende pelo 188, telefone gratuito, 24 horas por dia. O trabalho é feito de forma sigilosa e anônima, no sentido de oferecer apoio emocional às pessoas que estão em sofrimento. Realiza em média 780 atendimentos por mês ou 26 atendimentos diários, com 27 voluntários plantonistas. O CVV atende os mais variados casos, como por exemplo, pessoas que estão com problemas financeiros, problemas de relacionamentos, violência doméstica, casos de doenças como depressão, câncer, dentre outros.

O CVV atende de diversas formas, disponíveis no site: www.cvv.org.br. Em Chapecó, pelo telefone 188, telefone emergencial gratuito. As pessoas podem ligar de celular, fixo e orelhão, que serão atendidas por um dos 82 postos que atendem pelo 188, cabe ressaltar que o CVV está disponível em 87 postos de atendimentos, em 18 Estados brasileiros. O 188 já abrange 80% do território brasileiro e em breve passará a atender o Brasil inteiro.

Nossos voluntários são pessoas de todas as profissões e áreas do conhecimento, maiores de 18 anos, treinadas para oferecer apoio emocional de forma voluntária. Donas de casa, estudantes, advogados, administradores, psicólogos enfim, não importa qual a area de atuação da pessoa, importa ter um coração solidário e disponível para oferecer o que tem de melhor, o seu tempo para ouvir pessoas em sofrimentos.

É muito importante que as pessoas, conversem sobre suícidio, de forma a esclarecer mitos e tabus envolvidos no assunto. Para isso disponibilizamos em nosso site: https://www.cvv.org.br/conheca-mais/. Ressaltamos que como o nome indica Centro de Valorização da Vida, nosso objetivo é valorizar a vida, auxiliar a criarmos uma sociedade mais fraterna, compreensiva e solidária.

Quer saber mais?

Acesse www.cvv.org.br

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.