Chapecó terá três dias de dança e movimento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Chapecó irá receber nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o projeto Corpo e Som. O evento é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura Federal, com produção da APP – Associação de Pais e Professores da Escola de Artes e Bufalo Produções. Conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura e da Parlare. O ‘Corpo e Som’ tem patrocínio do Atacadão, financiado pelo Ministério da Cultura.

O evento é inédito na cidade e vai oferecer, de forma gratuita à população, oficinas e espetáculos de dança e teatro. A programação vai ser realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e na Escola de Artes de Chapecó.

De acordo com a diretora da Escola de Artes de Chapecó, Emanoélli Capello, o objetivo do Projeto Corpo e Som é proporcionar um intercâmbio cultural através de experiências e vivências no mundo artístico. “Queremos propiciar acesso à comunidade com inclusão sociocultural, estímulos, aperfeiçoamento e integração aos profissionais e, assim, despertar o interesse e o gosto do público pela arte e suas várias formas”, destaca.

Para o secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, o evento será uma grande oportunidade para toda a comunidade conferir belos espetáculos, além do aprimoramento e troca de conhecimento entre os artistas. “O importante é que em qualquer linguagem as pessoas aprendam a se expressar de forma criativa e própria. Para que isso aconteça, projetos como o Corpo e Som levam a toda a população essa oportunidade de vivências tão ricas”, completa.

Espetáculos

O público poderá prestigiar quatro momentos de espetáculos. No dia 18 de setembro, às 19h, haverá o Palco Aberto com apresentações de grupos locais no Teatro Municipal no Centro de Cultura e Eventos.

Dia 19, às 19h30, é a vez do Teatro Municipal receber o espetáculo ‘Suspiro’. A performance é um registro material da cultura mutante. É performance, é dança, é arte urbana/graffiti, é vídeo dança, é a junção de muitas linguagens em diversos lugares (públicos e privados). Corpos e linguagens diversas que comunicam com um único objetivo de falar.

No dia 20, às 14h30, terá o espetáculo circense ‘Vida de Cachorro’, encenado por Eduardo Ben-Hur, que mostra a visão do mundo e das relações, apresentadas através do olhar ingênuo, puro e filosófico de um palhaço. A apresentação traz números de equilíbrio, música, malabares, teatro de bonecos, monociclo e pirofagia. As escolas podem fazer agendamentos e garantir o seu lugar pelo telefone 3328 6068, na Escola de Artes.

Também no dia 20, às 19h30, é a vez de ‘O Baile’, espetáculo de danças populares da Companhia Duo Dança, de Porto Alegre. A dança a dois que faz rodopiar milhões de pessoas pelo Brasil a fora, das metrópoles aos mais distantes e pacatos municípios, é a essência deste espetáculo.

Oficinas

Ao longo dos três dias de programação, oito oficinas serão oferecidas gratuitamente: oficina de Jazz, com o coreógrafo, professor, ator e bailarino Jhean Allex; Artes Circenses, com o palhaço, produtor, malabarista e diretor do Circo Petit POA-RS Eduardo Ben-Hur; Ballet Clássico, com a diretora, coreógrafa e professora Carlla Bublitz. Tem ainda as oficinas de: Dança Contemporânea, com o diretor, coreógrafo, professor de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica Matheus Brusa; Dança Experimental, ministrada por Jackson Brum, designer gráfico, pós-graduado em Educação Popular e Movimentos Sociais, bailarino e artista urbano há mais de 20 anos; Danças Populares, com a Companhia Duo Dança de Porto Alegre, dirigida pela coreógrafa Cristina Hoffmann.

A programação contempla ainda as oficinas de Danças Urbanas, com a bailarina, coreógrafa e professora Juliana Kis; e de Expressão e Consciência Corporal, ministrada pelo dramaturgo, ator e diretor teatral Pedro Delgado. Inscrições e outras informações nas redes sociais do evento Corpo e Som e pela #corpoesomchapeco.

Inscrições para o palco aberto

Para integrar as apresentações do primeiro dia a APP abriu as inscrições para o Palco Aberto. Podem participar escolas de dança, academias, grupos e bailarinos profissionais ou amadores, com idade a partir dos 7 anos, nas modalidades de Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares, com até duas coreografias.

As inscrições acontecerão unicamente na quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 13h30 sendo que os primeiros 20 grupos inscritos, de acordo com a ordem de inscrição recebida por e-mail, integrarão a programação. O regulamento completo e a ficha de inscrição você acessa nesse link  https://goo.gl/DQNjrR e poderá ser encaminhada para o e-mail [email protected] .

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Evento)