Violência contra mulher é abordado em evento no Bairro Efapi em Chapecó

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

A XI Semana pela Paz em Casa foi realizada na quarta-feira (22) em Chapecó e reuniu cerca de 300 pessoas no Salão Comunitário do loteamento Colatto, no Bairro Efapi. O evento foi proposto pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Chapecó, que em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, com todos os demais serviços da rede de atendimento à mulher.

O objetivo da atividade era promover a conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, abordando os mitos e verdades que envolvem esta forma de violência, bem como os serviços existentes no município de Chapecó que realizam o atendimento a este público. Tratar deste assunto para diferentes faixas etárias e também com os homens é uma forma de trabalhar a prevenção da violência doméstica, tendo em vista o número considerável de feminicídios em Chapecó e também do número significativo de situações envolvendo esta forma de violência.

A SEASC realiza o trabalho de acompanhamento às mulheres e suas famílias por meio dos sete CRAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social no que se refere a prevenção, também pelos CREAS I e CREAS II – Centros de Referência Especializado de Assistência Social nos casos em que há violação de direitos por meio da violência. Importante também destacar o trabalho em rede realizado entre os Serviços da SEASC, DPCAMI – Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica, Promotoria, GAPA – Grupo de apoio a Prevenção da AIDS e  Guardiões Maria da Penha. Além do Conselho da Mulher, ator importante desta rede também. Para a Secretária de Assistência Social Ulda Baldisseira, uma oportunidade de diálogo para todo comunidade. “Encontros como este em que reunimos a comunidade para debater um assunto tão importante e presente no nosso cotidiano reforçam a necessidade de diálogo e atenção as nossas mulheres. Uma oportunidade para esclarecer, ouvir e conversar sobre o assunto, levando dignidade para todos”, reforçou Ulda.

Na programação teve palestra com o Juiz Giuseppe Battistotti Bellani do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da comarca de Chapecó e Excelentíssimo Senhor Rafael Moser Promotor de Justiça e ainda Roda de Conversa com profissionais da SEASC, DPCAMI – Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, GAPA – Grupo de apoio a Prevenção da AIDS e  Guardiões Maria da Penha. Além disso, também teve apresentação com o artista chapecoense Orides Gosch.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.