101 anos de Chapecó – Um resgate histórico na Chapecó Criança

Foto: PMC/Divulgação
Foto: PMC/Divulgação

Em comemoração aos 101 anos de Chapecó, a Instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação realiza nos meses de agosto e setembro um resgate histórico, retomando a trajetória do povo na formação do Município, suas conquistas e desafios. Os professores da Instituição iniciaram as atividades por meio de uma contação de histórias, chamada: “Uma História de Mistérios” com o auxílio do Kamischibai, teatro de papel adaptado a um triciclo para encenação; montaram um acervo museológico, (Museu da Chapecó Criança) evidenciando o cotidiano dos colonizadores, sua evolução de equipamentos e técnicas durante os 101 anos de história e, por fim, um Baú de Memórias, com fotografias retratando os fatos históricos da cidade e a ‘intervenção’ de um casal de migrantes vindos do Rio Grande do Sul para residir no Município de Chapecó.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a Instituição Chapecó Criança trabalha diretamente com a Cidadania, no entanto, neste mês de Agosto, comemoram-se os 101 anos da cidade. “Esse resgate histórico do Município, somando o conhecimento tanto dos educandos como para nós, pois relembramos nossas origens e vivenciamos novamente o que construímos para este legado tão bonito de nossa grandiosa cidade que é Chapecó”, explicou. A aluna da pré-escola, Brenda Gabrieli Fries de 05 anos, diz que é muito bom morar em Chapecó. “Nós vimos um baú que os professores ganharam dos avós deles, eu acho muito legal aprender sobre a cidade que eu moro, porque a gente pode escutar e ir pra casa e contar pros pais depois o que aprendeu”, finalizou.

A Instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação é uma cidade em escala menor que reproduz os principais espaços urbanos. É utilizada como um recurso didático pedagógico pelas Escolas e Instituições da Rede Municipal, Estadual e Particular do Município de Chapecó e região, bem como estados vizinhos, fica situada no Bairro São Cristóvão, tendo por objetivo principal desenvolver ações de cidadania com os educandos visitantes.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.