Projeto sensibiliza alunos sobre a preservação

Foto: PMC
Foto: PMC

Cerca de 25 alunos da turma do 3º ano da Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva, no Bairro Efapi, assinaram nesta sexta-feira (17), um “Termo de Compromisso Ecológico” se responsabilizando a cuidar bem do planeta onde vivem. A ação integra um projeto desenvolvido na Chapecó Criança – Cidadania em Ação, que traz para as crianças atividades lúdicas e informativas, sobre um tema importante e atual: a preservação.

“No mundo contemporâneo há urgência em otimizarmos o uso de recursos e preservarmos o ambiente em que vivemos. Enquanto pessoas, fazemos parte do meio ambiente, influenciando os ecossistemas e recebendo influência dos mesmos e, portanto, nossas ações cotidianas impactam positiva ou negativamente o meio natural. Sendo assim, é vemos a necessidade de promover o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seu papel no meio em que vivem”, explica a gestora da Instuição, Eloiza Lemes.

As ações são práticas e simples, ensinam que é possível e importante conservar o meio ambiente e que sim, cada um pode fazer uma grande transformação. As atividades levaram os pequenos para uma oficina sobre educação ambiental. Nela eles puderem identificar áreas onde não há interferência humana. Com uma maquete e ajuda dos professores transformaram uma área preservada: retiraram a vegetação, entenderam a extração da madeira, a inserção de construções, prédios e ruas. A ideia foi fazer com que na prática, os alunos visualizassem os efeitos que o homem causa na natureza.

No planetário, um mapa mundi trazendo as localidades da terra, puderem entender de forma lúdica como ocorreu a degradação dos mares e rios e a poluição jogada pelas indústrias, casas e também por navios petroleiros. Foram questionados sobre a importância da água, participaram de experiências e da separação correta do lixo.

Para a aluna Amandha Veiga Antunes de Lima, de 9 anos, tudo que aprenderam foi muito importante. “Aprendi que temos que cuidar do meio ambiente senão um dia vai acabar, vamos ficar sem ar, arvores vão cair. Os oceanos estão poluídos por causa do lixo que jogamos nele. Temos que cuidar do ambiente onde vivemos”, conta.

De acordo com a Secretária de educação, Sandra Galera, é nosso dever como cidadãos desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, conscientizando nossos estudantes sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. “A educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e promovam a melhoria da qualidade de vida”, enfatiza.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.