Chapecó: Projeto estimula expressões através da ludicidade

Foto: Prefeitura de Chapecó
Foto: Prefeitura de Chapecó

O projeto “Cantar, sentir, observar: vamos explorar”, realizado na turma do berçário, envolvendo crianças de 04 meses a 01 ano, do Centro de Educação Infantil Municipal Ciranda da Criança no Loteamento Jardim do Lago, tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através da ludicidade e da experimentação de diversos materiais.

A professora utilizou tampões de pacotes de lenços umedecidos para realizar a atividade denominada sensações, onde ao abrir e fechar, as crianças tem a possibilidade de explorar diferentes materiais, formas e texturas, com isso ampliam a capacidade de expressão e conhecimento do mundo uma vez que o contato com novidades permite à criança construir novos saberes.

Através de cantigas, danças, pinturas, garatujas, os pequenos tem a oportunidade de conhecer e explorar os mais variados objetos e sensações utilizando os diferentes órgãos dos sentidos, interagindo com o ambiente da sala de aula e com os colegas de forma intensa e produtiva. Ao longo do projeto as crianças vivenciaram atividades lúdicas e prazerosas que permitiram descobertas de diferentes sensações que desencadearam novos conhecimentos acerca dos limites e possibilidades do próprio corpo, como: piscina de gelatina e a experimentação de diversificados tipos de frutas e de aromas.

De acordo com Anisia Ripplingler de Abreu, professora responsável pelo projeto, ele foi bem significativo para as crianças. “Percebi muitas mudanças neles, principalmente a questão da autonomia”, comentou. Anisia explicou ainda que o projeto como um todo, envolveu desde o conhecimento do corpo, palpação de frutas, preensão, pegar a colher de maneira correta. “Fica a alegria de ter desenvolvido este trabalho de uma forma que deu certo, que os resultados foram bem significativos”, destacou.

Para Sandra Maria Galera, Secretária de Educação de Chapecó, é de extrema importância oferecer estímulos diversificados e trabalhar de forma alternada. “Isso incentiva os pequenos a enfrentar os desafios aproveitando a curiosidade natural deste estágio do desenvolvimento”, finalizou.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.