Dia de Liberdade de Impostos movimenta estabelecimentos comerciais de Chapecó

Foto: MB Comunicação

A Policial Militar Cristiane Peters aproveitou o Dia de Liberdade de Impostos (DLI)em Chapecó para ir às compras. “É uma ação que nos faz refletir sobre o quanto pagamos de impostos em itens básicos no nosso dia a dia, como leite e papel higiênico, por exemplo. Se o valor de tributos fosse menor sem dúvidas o poder de compra do consumidor seria maior”, observou.

Assim como Cristiane, os chapecoenses tiveram a chance de comprar, nesta quinta-feira (24), itens sem a cobrança de impostos. Os supermercados Celeiro e Brasão, a rede de Farmácias São Rafael e a Maqdima aderiram à campanha que ocorreu em todo o País. A iniciativa foi promovida pela CDL Jovem Chapecó em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarinas (FCDL/SC).

“Nosso objetivo foi alcançado. Oportunizamos aos consumidores um dia de reflexão não somente sobre o valor pago em tributos, mas também sobre como é aplicado e retornado à população”, afirmou o diretor-presidente da CDL Chapecó, Luiz Antônio Zanoni.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, pontuou que esse é um momento importante para o País, principalmente em ano de eleição. “O brasileiro paga imposto em cima de todos os produtos e serviços que consome. O que a CDL Chapecó e a CDL Jovem buscaram com essa ação foi promover a reflexão sobre a elevada carga tributária e como esse valor é aplicado. É direito de todo cidadão ter acesso a essas informações e, mais do que isso, cobrar por uma correta aplicação”.

ECONOMIA NA PRÁTICA

Entre os 15 itens comercializados sem os impostos nos supermercados Celeiro os produtos tiveram descontos que variaram de 13% a 44%. Conforme o gerente do Celeiro Center, Nilson Jornada, o supermercado também demonstra preocupação com a elevada carga tributária existente no Brasil. “Essa é uma realidade que afeta empresários e consumidores. A economia ocasionada com uma menor incidência de impostos representaria muito no dia a dia de toda a população”, disse.

O motorista Armando Muller aprovou a iniciativa. “É muito interessante ver na prática o quanto economizaríamos. Sabemos que extinguir com essa cobrança é impossível, mas se ela fosse reduzida com certeza seria bom para todas as partes envolvidas. Além disso, muitas vezes, não vemos esse retorno aplicado em algo útil para a população”.

Nos supermercados Brasão o consumidor também teve acesso a 15 itens sem a cobrança de tributos e os descontos representaram entre 22% e 35%. O gerente de marketing do Brasão, Elton Ficanha, salientou a importância da conscientização dos consumidores. “Cada produto tem um imposto diferente e isso reflete para o consumidor final e também para os empresários. Nos juntamos à CDL Jovem Chapecó para demonstrar que também estamos inconformados com essa situação”.

A rede de Farmácias São Rafael também aderiu à ação em suas 11 lojas espalhadas pela cidade. Ao todo, 30 itens de medicamentos, perfumaria e higiene foram vendidos com descontos que variaram entre 25% e 55%. A farmacêutica Franciele Martini,considerou como fundamental o conhecimento do valor pago efetivamente pelo produto e o quanto representa em impostos. “Muitas vezes, o consumidor pensa que o produto é caro, mas na verdade são os tributos. Essa consciência é importante para que possamos cobrar do governo uma melhor aplicação”.

Na Maqdima foram 14 itens que variaram com descontos entre 20% e 45%. Os produtores incluíram furadeiras, parafusadeiras, aspirador de pó e jogo de soquete. Os clientes fizeram fila em frente à loja para garantir seus produtos. “O movimento foi muito grande durante o dia. Isso demonstra a preocupação da população sobre a arrecadação tributária que ocorre no nosso País e nos faz ter consciência de nosso papel diante dessa situação, de cobrar um bom investimento e o retorno para a população que tanto sofre com esses altos tributos”, reforçou o diretor da Maqdima,Luiz Felipe Concatto.

A Associação Chapecoense de Futebol (ACF) também aderiu à campanha e comercializou 500 ingressos com descontos de 30% para o jogo contra o Ceará, na próxima quarta-feira (30), na Arena Condá.

Rádio Efapi com informações da MB Comunicação.