Influenza: Chapecó atinge 65% de cobertura vacinal

Foto: PMC/Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) segue até o dia 31 de maio. Até a terça-feira (14/05) o município de Chapecó atingiu a cobertura de 65% do público alvo que é de 59.232 pessoas. A vacina está disponível nos 26 Centros de Saúde da Família que atendem diariamente das 07h30 as 11h30 e das 13 as 17 horas. Importante levar ao posto de saúde, a Caderneta de Vacinação, pois se necessário, ela será atualizada.

O público alvo desta campanha são os indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B.

As vacinas da influenza sazonais são bem toleradas e seguras, constituídas por vírus inativados, não contêm vírus vivos e não causam a doença. O mais comum são as reações locais, como dor no local da injeção, eritema e enduração que ocorrem em até 20% dos casos, resolvidos em 48 hs. Reações sistêmicas como febre, mal estar e mialgia, podem começar de 6 a 12h após a vacinação e persistir por um a dois dias, identificadas em menos de 10% dos vacinados.

Pessoas com história de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose e se indicada realizar o procedimento sob observação.

Casos confirmados

Importante é a vacinação para prevenção. Em Chapecó já foram confirmados casos de Influenza. Foram 03 casos de Influenza A H1N1 e 01 caso de Influenza B. Além disso, 05 pessoas aguardam resultados de exames e 09 casos foram negativos.

Dicas:

  • Manter os ambientes ventilados
  • Lavar bem as mãos
  • Uso do álcool em gel
  • Uso de copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
  • Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.
  • Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
  • Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.