Verdão tem espaço para prática esportiva

O grupo de corrida Passo a Passo coloca o pé na estrada pelo menos três vezes por semana, mirando como objetivo principal a conservação ou melhoria da saúde pessoal. Essa, pelo que se sabe, é a primeira e única Assessoria Esportiva existente em Chapecó nessa modalidade, embora esse tipo de prestação de serviço ao cidadão já é mais comum em grandes centros, como Florianópolis, por exemplo.

O Grupo é formado por cerca de 80 pessoas, mas nem todas frequentam as corridas e caminhadas todos os dias. O Passo a Passo utiliza a pista de caminhadas e atletismo do Complexo Esportivo Verdão no Bairro Engenho Braun. Os encontros ocorrem as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas. Nos finais de semana é definido um roteiro diferente, que pode ter a direção da Água Amarela, Distrito de Goio-En, Guatambu e outros destinos que possibilitem corridas sem riscos. No inverno as caminhadas ocorrem nos sábados ou domingos.

Ademar Kammler, que foi um dos grandes atletas de marcha atlética do Brasil é um dos orientadores do grupo. Segundo ele, os adeptos são pessoas preocupadas com a saúde, por recomendação médica ou que pretendem melhorar seu desempenho esportivo. “Esse tipo de esporte tem aumentado muito nos últimos tempos”, destaca Kammler. Além de orientações gerais o grupo é incentivado a participar de competições, como maratonas, que acontecem muito em todas as regiões. Na última, 43 atletas participaram da Maratona de Punta Del Leste.

Pedro Borti, 13 anos, é talvez um dos mais jovens frequentadores do grupo. Ele decidiu pelos exercícios para melhorar sua saúde. Ele está há três meses participando dos exercícios e diz ter notado melhora. “Além disso, esse grupo parece uma família e fica mais fácil quando estamos em mais pessoas”, avaliou. O grupo Passo a Passo já existe há cerca de três anos e nas terças e quintas se reúne por cerca de duas horas para prática esportiva. Segundo Kammler também há muito troca de informações, interação e incentivo entre os atletas. “Em grupo fica mais fácil se motivar”, observa Kammler.

Possibilidades

Embora o Grupo Passo a Passo ocorra à margem da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL – o Complexo do Verdão oferece possibilidades boas para quem deseja correr ou apenas caminhar. Junto ao campo de futebol tem a pista oficial utilizada pelos atletas para treinamentos, mas aberta ao público também. Nos fundos do terreno uma trilha junto a mata, totalmente cascalhada, é convite para caminhadas durante todo o dia, em meio à sombra. Já para quem prefere bicicleta, existe uma pista no lado externo do campo, também britada, para quem é adepto do ciclismo. “Também temos muitos outros equipamentos abertos ao público”, convida o Secretário Ivan Carlos Agnoletto.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.