Celesc: grandes investimentos e importantes conquistas para o setor elétrico catarinense

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Foto: Jeferson Baldo/Secom

Responsável pelo 7º maior volume de consumo no país e pela melhoria contínua dos indicadores de continuidade e qualidade do serviço, a Celesc manteve os investimentos no sistema elétrico em 2018. Até setembro, o montante aplicado em distribuição de energia chegava a R$344,8 milhões, volume 5% maior que no mesmo período de 2017.

Os investimentos alcançam todas as regiões do estado, com destaque para construção de novas subestações e linhas de transmissão, que são obras estruturantes para o sistema. Entre elas, ênfase para a energização da Subestação (SE) Maravilha, com capacidade instalada inicial de 26,67 MVA, e a Linha de Transmissão Chapecó, com 45 Km de extensão e 138 kV de tensão, na região Oeste.

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Na Grande Florianópolis, onde foram inauguradas recentemente as subestações de Ingleses e Pinheira, a Celesc dá início à construção de uma nova subestação em Capoeiras (com capacidade instalada inicial de 40MVA), que irá reforçar o sistema elétrico da região continental, atualmente atendida pelas SEs Roçado e Coqueiros, e que deverá estar pronta no segundo semestre do próximo ano. Além disso, em agosto foi concluído o recondutoramento da Linha de Transmissão LT 138 kV Trindade – Desterro. A obra aumentou a capacidade instalada de 160 MVA para 252 MVA e trouxe benefícios a todo o sistema elétrico da Ilha, aumentando a qualidade e a confiabilidade no fornecimento para mais de 209 mil unidades consumidoras.

No Sul, foi finalizada a construção da Subestação Sangão (com capacidade instalada inicial de 26,67MVA), que ampliou em cerca de 160% a quantidade de energia disponível para os municípios de Sangão e Jaguaruna. As obras incluem, ainda, uma segunda linha de transmissão para conectar a nova unidade à Subestação Tubarão, com cabos de maior capacidade, prevista para ser concluída em 2019. Em breve, os moradores de São João do Sul, Passo de Torres e Praia Grande também serão beneficiados com uma nova linha de transmissão (LT) de 69kV, que terá 20,6 quilômetros de extensão, entre os municípios de Sombrio e São João do Sul. A obra beneficia as 15,5 mil unidades consumidoras atendidas pela cooperativa Ceprag e proporcionará energia de qualidade para sustentar o crescimento da região.

No Norte, também teve início a construção da Subestação Araquari Corveta (com capacidade instalada inicial de 26,67MVA), que atenderá a forte expansão industrial do município e irá dobrar a capacidade de atendimento ao mais novo polo industrial de Santa Catarina e, ainda, da Subestação Canoinhas Rio da Areia (com capacidade instalada inicial de 9,4MVA), que reforçará a qualidade do atendimento para os fumicultores da região.

Já no Litoral, a Celesc também inaugurou a Subestação Bombinhas, com capacidade instalada inicial de 3×9,4MVA, e foram iniciadas as obras da Subestação Brusque São Pedro, que terá capacidade inicial de 26,67MVA. No Vale do Itajaí, foram ampliadas as Subestações Camboriú, que agora opera com 138kV, e a Subestação de Porto Belo, que ganhou um novo do transformador de 26,67MVA.

Na última sexta-feira, 21 de dezembro, em seu último dia após oito anos à frente da Celesc, Cleverson Siewert e o novo presidente da holding catarinense, Cleicio Poleto Martins, receberam do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina o licenciamento ambiental que autoriza a construção da Subestação Siderópolis (525/230kV). A obra integra o trecho conquistado pelo Consórcio Alicança, formado pela estatal e pela EDP Brasil, no leilão realizado pela Aneel em abril de 2017. O pacote, que tem orçamento total de R$ 1,2 bilhão, inclui a construção de cinco trechos de linhas de transmissão de energia com mais de 480 quilômetros de extensão.

Tais investimentos têm reflexo na melhoria em todos os indicadores de avaliação dos serviços prestados. Até setembro, o DEC (que mede o tempo médio que cada consumidor ficou sem luz) foi de 7,43 horas. O desempenho traduz melhoria de 19% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o FEC (que mede o número médio de vezes que os consumidores ficaram sem energia elétrica) somou 5,13 vezes, desempenho 16,7% melhor que o aferido nos primeiros nove meses de 2017.  “Isso demonstra que nosso sistema está mais robusto, nossa estratégia de investimento está adequada e nossas equipes mais preparadas”, pontua o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Investimentos diversos

A melhoria dos indicadores também está associada a investimentos no reforço de pessoal na linha de frente, automação de processos, adoção de novas tecnologias, instalação de mais redes protegidas, incremento de recursos para poda e roçada, manutenção preventiva e renovação da frota da Empresa. Somente em 2018, a Celesc contratou 101 novos eletricistas e 107 novos atendentes comerciais que reforçaram o atendimento em todas as regiões do estado. Dando continuidade à sua política de Renovação de Frota, até o momento a Empresa investiu cerca de R$ 3,3 milhões, valor que, até o fim do ano, deve chegar a R$ 9,1 milhões.

Em janeiro foram adquiridos 18 caminhonetes 4×4 cabine dupla, 76 caminhonetes 4X4 equipadas com cesto aéreo, 20 cabines duplas, um caminhão com guindaste, 58 picapes, 164 automóveis modelo hatch e 26 sedan. Em setembro foram entregues outras 20 caminhonetes equipadas com cesta aérea, em outubro mais 24 e em dezembro serão 11 veículos do tipo.  “A medida visa tornar o trabalho das equipes mais seguro, ágil e econômico. Com as aquisições, a vida média da frota da Empresa passou de sete anos, em 2011, para três anos”, destaca Siewert.

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Outro grande passo foi a assinatura, no fim de outubro, em Brasília, do contrato junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a aquisição de um financiamento de US$276 milhões, conquista comemorada por diretores, empregados e acionistas da Empresa. Tal recurso é parte do valor total buscado pela Celesc no mercado, de US$ 345 milhões, que irá custear 60% das obras para a construção e melhoria do sistema elétrico catarinense entre 2018 e 2022, o que representará um ganho operacional de 20% no estado.  O dinheiro será aplicado na construção de 20 novas subestações e na ampliação de 31 existentes, assim como na instalação de 342 quilômetros de novas linhas de distribuição e na aquisição de equipamentos, materiais e recursos para áreas de automação e TI.

A proposta do BID inclui condições absolutamente diferenciadas e que permitirão uma maior oferta de energia para toda Santa Catarina. A negociação se justifica, principalmente, por oferecer 25 anos para o pagamento, sendo cinco de carência, além de juros na ordem de 4% ao ano, enquanto bancos nacionais cobram taxas 400% maiores, em média.

Mais geração e transmissão

Após conquistar a retomada da concessão das usinas Palmeiras, Rio dos Cedros, Salto, Garcia e Pery, a Celesc realiza novos investimentos na área de transmissão. Este ano, foi energizada a Usina Garça Branca (com 6.500 kW de capacidade instalada e energia assegurada de 3,4 MW), entre os municípios de Guaraciaba e Anchieta, da qual a Empresa detém participação acionária de 49%.

Nesta área, a Celesc se associou à empresa EDP do Brasil para a construção cinco novas linhas de transmissão e de uma nova subestação 525/230kV em Siderópolis. Com mais de 400 quilômetros de extensão, as linhas passarão por 28 cidades entre o Oeste e Sul. O empreendimento representa investimento de R$ 1,2 bilhão e visa expandir o sistema elétrico de alta tensão no estado, reduzindo o uso da energia produzida pela Usina Termelétrica Jorge Lacerda, no Sul do estado, mais onerosa para o consumidor final.

Inovação e Eficiência

Confirmando seu DNA inovador, no fim de setembro a Celesc e o Governo do Estado apresentaram o maior investimento realizado em inovação: um pacote de 29 projetos aprovados em chamada pública para as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (PEE), com aporte de R$ 96 milhões. “Os recursos devem ser aplicados, nos próximos quatro anos, em propostas capitaneadas por instâncias públicas e privadas, com objetivo de produzir tecnologia de ponta, gerar empregos e movimentar a economia catarinense”, conta Siewert.

Na área de P&D, por exemplo, serão desenvolvidos projetos para mobilidade elétrica, internet das coisas, robótica, segurança do trabalho e outros domínios, como um aerogerador de grande porte, produzido em parceria com as multinacionais catarinenses Engie e WEG. Já entre as propostas que estimulam o uso adequado da energia elétrica está a eficientização energética (através da geração distribuída) de instituições como o Hospital Bethesda, em Joinville, e da iluminação pública de municípios do estado.

Atendimento ao cliente

A Celesc persegue o objetivo de prestar um atendimento cada vez mais adequado a todos os seus clientes. Por isso, investimento é contínuo em projetos que possam estreitar e melhorar essa relação. Além das 261 lojas de atendimento presencial em todo o estado, estão os canais virtuais. Nas lojas com maior movimento, por exemplo, é possível ser atendido por meio dos painéis de autoatendimento, que dão acesso direto à agência web. Com mais de 350 mil acessos por mês, a Agência Web é o canal mais utilizado para solucionar demandas e disponibiliza 90% dos serviços comerciais prestados pela Celesc.

Mas a evolução não para por aí. A Celesc também investe em tecnologias como o vídeo-atendimento. Na opção, que está sendo disponibilizada inicialmente nas lojas de maior movimento, o atendente conversa com o cliente a partir de um monitor de vídeo instalado na própria loja. Desta forma, ele acolhe as demandas, que são processadas da mesma forma que ocorre presencialmente.

Outra modernização nesta área é o aplicativo da Empresa, disponível para IOS e Android. A tecnologia já é responsável por mais de 30 mil acessos mensais e dá acesso a serviços como segunda via da fatura, histórico de consumo, relato falta de energia, desligamentos programados, religação, entre outros. Com toda esta gama de opções, atualmente 65% do atendimento é feito por meio digital.

Já via SMS são enviadas mensagens automáticas aos consumidores para informá-los sobre falta e retorno de energia elétrica, avisos de desligamentos programados e faturamento final. Por outro lado, os clientes podem informar Empresa sobre a falta de energia através da mensagem “sem luz + UC” e solicitar o código de barras da fatura através da mensagem “2via + UC”. Ex: sem luz 123456 e 2via 123456.

A grande novidade, contudo, está em processo de desenvolvimento — com previsão para ser lançada em 2019: o Chatbot. Nele, um programa de computador realiza o atendimento de consumidores por meio de uma ferramenta de bate-papo. Caso o computador não consiga resolver determinada demanda, o atendimento é encaminhado para a equipe de atendimento humanizado, que atualmente realiza mais de 7 mil atendimentos por mês.

Redes Sociais

De forma complementar, as redes sociais nos ajudam a levar a realidade diária da Celesc até a população. As páginas de Facebook e Twitter da Companhia compartilham notícias, dicas sobre segurança elétrica e economia de energia, informam sobre ocorrências no sistema elétrico em tempo real e interagem com os consumidores de forma individual e personalizada, orientando e direcionando o melhor caminho para a solução de dúvidas ou problemas.

Reconhecimentos

Outro reflexo dos investimentos realizados e do desempenho conquistado pela Celesc são os reconhecimentos que a Empresa vem recebendo do Setor Elétrico e também da sociedade. Prova disso foi a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do 1º lugar no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em qualidade do atendimento telefônico, entre as distribuidoras que atendem mais de 500 mil unidades consumidoras. Com Indicador de Nível de Serviço (INS) — que é o percentual de chamadas atendidas em até 30 segundos em relação ao total de chamadas recebidas nos períodos típicos — de 97,80%, em relação à meta estabelecida pela agência reguladora, que é de no mínimo 85%.

A distribuidora catarinense também foi classificada como a 11ª melhor do país, entre 32 empresas participantes na categoria acima de 500 mil consumidores, na 20ª Edição do Prêmio Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).

Em setembro, o projeto Banho de Energia — desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética Celesc/ANEEL na região serrana — foi um dos vencedores do 25º Prêmio Expressão de Ecologia. Ao receber o Troféu Onda Verde, durante o Fórum de Gestão Sustentável de 2018, na sede da FIESC, Cleverson Siewert afirmou que “ser uma empresa cidadã é exercitar o conceito de sustentabilidade. A Celesc faz isso por meio do uso eficiente e seguro da energia, priorizando o conforto e a qualidade de vida de seus clientes, o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e o respeito permanente ao meio ambiente”. Em duas edições foram investidos R$ 12,8 milhões no programa, que proporcionou uma economia de energia superior aos 1.500 MWh/ano, equivalente ao consumo de 7 mil residências por mês.

No mesmo mês, o Prêmio CIER de Qualidade – Satisfação de Clientes 2018 anunciou a Celesc como a 2ª melhor colocada em pesquisa que mediu a satisfação dos clientes entre empresas de toda a América Latina, com mais de 500 mil consumidores. A avaliação anual, realizada pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER), considerou 53 concessionárias de 14 países associados, em premiação que ocorreu durante a 53ª Reunião dos Altos Executivos do CIER (ERA), em Buenos Aires, na Argentina.

Em novembro, o Projeto Eletropostos — desenvolvido pela Celesc em parceria com a Fundação Certi — venceu o 20º Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado, concedido pelo Instituto do Meio ambiente de Santa Catarina (IMA). O projeto tem por objetivo avaliar os impactos do abastecimento de veículos elétricos no sistema de energia catarinense. “Este é um dos maiores trechos cobertos por abastecimento 100% elétrico já em operação no Brasil” afirma Cleverson.

Por fim, em dezembro, a Celesc conquistou ainda o Prêmio Inovação e Empreendedorismo no Ecossistema de Florianópolis, promovido pela Fundação CERTI, pelo Projeto Celesc/FlexSolar – Painéis Solares OPV, destinado ao desenvolvimento de produto e processo industrial de nova geração de painéis fotovoltaicos orgânicos OPV. A Companhia também foi certificada como Empresa Cidadã por sua participação no Programa Novos Caminhos, promovido pelo TJSC, e que tem a Fiesc como um dos seus apoiadores. Desde 2013, o programa estimula a capacitação de adolescentes com mais de 14 anos que se encontram ou passaram por medida de proteção e acolhimento. Somente em 2018, 303 jovens participaram projeto em atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo.

Além disso, a mais tradicional, abrangente e respeitada análise corporativa realizada no Brasil, o Guia Exame de Sustentabilidade 2018, reconheceu no segmento Energia a Celesc como empresa que investe em sustentabilidade por meio de suas áreas de Eficiência Energética e de Responsabilidade Socioambiental. O Guia enfoca três grandes projetos: o Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica (instalação de sistemas fotovoltaicos para microgeração em unidades residenciais); o Banho de Energia (que aproveita o calor das chaminés de fogão a lenha para aquecimento de água para chuveiro e torneiras, gerando economia na conta de luz em residências na região serrana); e o curso gratuito de eletricista predial (realizado em parceria com FIESC/Senai, que capacitou jovens em situação de vulnerabilidade social, mulheres, consumidores de baixa renda e egressos do sistema penitenciário).

Para Siewert, é preciso destacar as conquistas obtidas e reforçar que a sustentabilidade empresarial da Celesc está associada ao esforço permanente pela melhoria contínua, pela adequação de custos e pelo atendimento aos preceitos regulatórios que são vistos como propósito corporativo. “Somos agentes de desenvolvimento e devemos contribuir para Santa Catarina permanecer como um dos estados com os melhores índices de qualidade de vida do país. Muito ainda tem de ser feito, mas com trabalho e com o apoio do Governo do Estado, nosso acionista majoritário, da diretoria e dos empregados da Celesc será possível vencer obstáculos e perseguir resultados ainda melhores”, finaliza.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Governo de SC.