Violência contra a mulher: soluções tecnológicas ampliam a prevenção

Foto: Extra Comunicação/Divulgação
Foto: Extra Comunicação/Divulgação

Três instituições da comunidade fizeram o lançamento de soluções tecnológicas que auxiliam na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa tem como base o “Gibi Maria da Penha na Escola”, criado pela Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Chapecó da OAB e que visa a prevenção da violência doméstica contra a mulher, principalmente com ações nas escolas. Lançados nesta quarta-feira, dia 19, os instrumentos têm a participação dos cursos de Ciência da Computação, Design e Sistemas de Informação da Unochapecó e da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Chapecó.

A partir de ações coordenadas pela advogada Sandra Lúcia Fagundes, foram apresentados um filme sobre o Gibi Maria da Penha,um jogo educativo, também baseado na publicação e voltado para crianças e estudantes do ensino fundamental, e um programa de computador chatterbot que simula conversação e trata da Lei Maria da Penha. Outras duas soluções compreendem um botão do pânico mobile para casos de violência contra a mulher e um sistema web para auxiliar as vítimas de violência doméstica e familiar.

Ao falar no lançamento, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Marilei Martins de Quadros, destacou o apoio dos cursos da Unochapecó, por “abraçarem a iniciativa como um compromisso social para conscientizar e reduzir as ocorrências”. Também fez referência aos altos índices de violência doméstica registrados contra mulheres em Chapecó e que é um dos mais altos do Estado, envolvendo feminicídio, abuso sexual e estupros. Lamentou, ainda, a cultura da culpabilização das vítimas. Já o presidente da OAB Chapecó, Tito Ortenilo Azzolini, enfatizou a importância de trabalhar esse tipo de soluções através dos jovens e da mídia. “É uma ação extraordinária, de cidadãos, por meio do casamento de ideias com as mídias digitais”, afirmou, ao destacar o trabalho profícuo do projeto Gibi Maria da Penha.

Em nome da Unochapecó, o pró-reitor de Administração, José Alexandre De Toni, disse que os projetos desenvolvidos pelos três cursos são uma mostra da essência da instituição como universidade comunitária. Adiantou que “o projeto foi além do previsto e não para agora”. Em nome dos cursos, o professor Sandro Silva de Oliveira, lembrou que as atividades começaram em fevereiro e citou a motivação dos alunos e professores.

Violência assustadora

A secretária Municipal de Assistência Social, Ulda Baldissera, em nome do prefeito Luciano Buligon, garantiu que a administração “será sempre incansável na defesa dos direitos da mulher, dentro dos propósitos de gestão das políticas públicas”. Com base na situação enfrentada pelo município, asseverou que a violência doméstica e contra a mulher é assustadora e avaliou que as soluções lançadas são “ferramentas para o bem”.

Representando a Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, o diretor de Formação e Capacitação Profissional Tecnológica, coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, salientou a importância das cinco soluções lançadas em Chapecó para o combate aos níveis de violência. Para ele, essas soluções têm importância por serem empregadas como ferramentas que potencializam as medidas de prevenção.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.