Sicom anuncia unidade do Sesc em Palmitos

Foto: Extra Comunicação/Divulgação
Foto: Extra Comunicação/Divulgação

Uma unidade pioneira do Serviço Social do Comércio (Sesc) será instalada em Palmitos. Essa iniciativa decorre de ações que vinham sendo desenvolvidas desde 2015 pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), através de seu presidente, Marcos Antonio Barbieri, que integra o Conselho Regional do Sesc em Santa Catarina e é vice-presidente Regional da Federação do Comércio.

A oficialização da unidade foi feita em reunião realizada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, em Palmitos, na prefeitura municipal. Estiveram presentes, além do presidente do Sicom e do prefeito Dair Jocely Enge, o diretor Regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmitos, Odanor Tombini, e assessores.

O trabalho do Sesc em Palmitos será realizado nas áreas da cultura, lazer e esportes, com ações direcionadas para comerciários e seus dependentes e para pessoas carentes da comunidade local, sob a orientação da unidade central de Chapecó. As instalações terão área construída de 1.184 metros quadrados, com investimento de R$ 2,036 milhões em obras, dentro de um orçamento estimado em R$ 2,5 milhões incluindo equipamentos. O início das obras está previsto para 2 de janeiro próximo, com prazo de execução de 300 dias e conclusão programada para a primeira quinzena de novembro de 2019.

No lançamento, o presidente do Sindicato do Comércio destacou a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial, Odanor Tombini, que também é diretor do Sicom, em gestões determinantes para obter a doação do terreno, perante a Câmara de Vereadores e a Administração Municipal de Palmitos. Para Marcos Barbieri, deve ser destacado um diferencial da nova unidade: “A construção e o atendimento terão todo o investimento bancado pelo Sesc, diferente de outros projetos que prefeituras recebem e depois têm que arcar com os custos de manutenção e que, assim, seguidamente se transformam nos chamados de ‘presente de grego’”.

Outras unidades

Além dessa unidade a ser instalada em Palmitos, o presidente do Sindicato do Comércio indica que o Sesc estuda a implantação de espaços similares nas cidades de Pinhalzinho e de Xaxim e no Bairro Efapi em Chapecó. Também haverá melhorias na unidade do Sesc Chapecó, em área já adquirida para ampliar as atividades da creche e, mais tarde, o ensino fundamental, informa Barbieri.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.