Últimos dias para escolas participarem do concurso “Ser honesto é legal”

Reprodução

Seguem até o dia 31 de agosto (sexta-feira) as inscrições para o 10º Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Com o tema “Ser honesto é legal”, todos os anos a iniciativa desperta nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio de reflexões e debates nas escolas, famílias e na sociedade como um todo.

Podem participar todos os estudantes matriculados no ensino fundamental ou médio (incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA) de escolas públicas ou privadas no Brasil. A escola é responsável pela inscrição, que deve ser feita no sitehttps://concursos.cgu.gov.br/ e, após, com o código de inscrição gerado neste sistema, poderá efetuar o envio dos trabalhos.

“As escolas contribuem para a formação dos estudantes na preparação para a vida em sociedade, oferecendo conhecimento inclusive no que tange à ética e cidadania para que se tornem bons cidadãos. Da mesma forma, os pais têm responsabilidade em instruir seus filhos para que hajam de forma honesta de acordo com os preceitos da sociedade. Este concurso vem ao encontro de tudo isso”, explica o presidente do Observatório Social de Chapecó (OS),Armelindo Carraro

Alunos do 1º ao 5º ano poderão concorrer na categoria de desenho, enquanto os alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio e EJA poderão concorrer na categoria de redação. Cada escola poderá enviar até 14 trabalhos – sendo no máximo cinco desenhos e oito redações. As escolas também podem inscrever trabalhos para a categoria “Escola-Cidadã”, mas, para isso, precisam que seus estudantes participem nas demais categorias do concurso (desenho e redação). Para concorrer a escola deve apresentar um Plano de Mobilização, no qual irá descrever as estratégias usadas para mobilizar a participação dos estudantes e as práticas pedagógicas desenvolvidas para debater o tema do concurso no ambiente escolar.

Mais informações podem ser encontradas no site http://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos/ ou pelo e-mail [email protected]. O concurso conta com parceria do Ministério da Educação, Receita Federal, Observatório Social e do UNACON Sindical.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da MB Comunicação.