Mostra Sabores da Estação apresenta vinhos no Shopping Pátio

Uma das mais tradicionais e reconhecidas bebidas no mundo, o vinho é muito mais do que sabor, é gastronomia e tradição cultural. Para os apreciadores da bebida, o Shopping Pátio Chapecó realiza até este sábado uma mostra de vinhos nobres, em parceria com a Adega Viel.

Na mostra, que também consta de degustação, são apresentados vinhos das variedades bordô suave e bordô seco, cabernet sauvignon, malbec e merlot. Todos esses vinhos são produzidos em Chapecó, onde os primeiros vinhedos foram implantados pela adega há 19 anos.

A exposição e degustação de vinhos estará aberta neste sábado das 17h às 21h30, no corredor próximo à praça de eventos do Shopping Pátio Chapecó.

Vinhos de Chapecó

A Adega Viel resulta de trajetória iniciada em Chapecó em 1993 por seu fundador. Nesse ano, buscando novos rumos para a carreira, o enólogo Edegar Viel mudou-se de Guaporé para Chapecó, onde verificou o potencial de terras férteis da região e a possibilidade de produzir uvas e vinhos. Depois de atuar na área cervejeira, na implantação da Kilsen, em 1999 plantou em Chapecó o primeiro vinhedo de uvas, da variedade americana niágara branca, para consumo in natura e para produção de vinho.

Em 2004 foi criada a Adega Viel e no ano seguinte foram produzidos os primeiros vinhos finos da região, das variedades cabernet sauvignon, merlot e ancelotta, com uvas trazidas de Bento Gonçalves e de São Valentim do Sul, na serra gaúcha. Para implementar a produção, em 2008 foi plantado o primeiro vinhedo das uvas europeias cabernet sauvignon e malbec, com mudas importadas da Itália e que mostraram adequada adaptação, com frutos de qualidade para a produção vinífera.

Edegar Viel considera ter atingido em 2010 um novo padrão de vinhos de qualidade, com excelência na matéria-prima desde o parreiral até a taça do consumidor. Já em 2012 foi implantado o primeiro sistema de fermentação automática, importado da Itália, gerando na safra 2013 vinhos com mais equilíbrio e maciez, e foram instalados equipamentos para produção de suco natural integral.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.